Aplicativos para SEO – Apps – Iphone

Olá leitores e clientes,

Neste post iremos falar sobre algumas das várias opções de aplicativos para SEO (para iphone) e uma avaliação sobre o que cada um tem feito ou não. Há cerca de 1 ano tínhamos pouquíssimas opções de apps para seo, mas hoje buscando na App Store você encontra mais 200, porém há apps apenas com dicas, apps que não são de SEO, apps de feeds sobre seo e etc. Então neste post fiz uma análise de uma amostra de aplicativos para SEO que gostaria de destacar para vocês usarem rapidamente pelo celular quando precisarem conferir como andam algumas de suas métricas SEO!

Imagens dos apps cedidas pela equipe AppLegal, um empresa também do nosso grupo.

Rank-o-Meter

  

Avaliação: Regular
Este App para SEO permite a inclusão de seu domínio e até 2 palavras-chave (versão grátis) para monitorar o posicionamento de seu site nos resultados de pesquisa do Google (SERP).
O aplicativo ainda permite que você defina até quantas posições deseja monitorar (8,16,32,64). Para o propósito do app ele cumpre o objetivo, mas essa funcionalidade de monitoramento de posição você consegue inclusive por meio do Google Webmaster Tools e demais softwares elaborados do setor como SeoMoz. Pra quem deseja apenas ficar conferindo posição na SERP rapidamente é um BOM app, mas se você perceber algum problema ele não lhe disponibilizará mais recursos para análise.

Web Dr.

     


Avaliação
: Ruim
Este App para SEO, ao menos na versão gratuita, é muito mais uma ferramenta de WHO IS do que de SEO. 5 de suas 6 principais ferramentas são voltadas a questões de informações de domínio e registro. Apenas em sua última ferramenta ele sugere um relatório de SEO INFORMATION que por sinal apresentou problemas na versão testada V1.1 não emitindo qualquer informação, apenas erros.

WEBSITE SEO ANALYSER:

  

Avaliação: BOM
Este aplicativo para SEO traz informações sobre localização do site, número de páginas indexadas, análise On Page (Size, Load Time, Meta Tags, Titulos, Alt Images) e link profile (page rank, volume de links, page deep links e bookmarks). Para uma avaliação rápida de um site, é um app para seo que pode ser útil.

SEO WEBTOOLS FREE:

   

Avaliação: Péssimo
Neste aplicativo para SEO vemos uma extensa lista de recursos para utilização que chama bastante atenção. O primeiro recurso, MULTI RANK CHECK é disponível apenas na versão paga. Logo, no primeiro recurso testado (Google Indexed Pages) o teste com e sem “www” trouxe zero resultados para um site que sabemos que possui mais de 1000 página indexadas, ou seja, não funcionou. O mesmo recurso para o Yahoo e verificação de robotx.txt é disponível apenas na versão paga. Todos os 3 recursos de verificação de Links para o site também só estão disponíveis na versão paga. A verificação de posição no Alexa (que não é lá tão valiosa) funcionou, mas não da opção de ver a posição do site para um país, que seria bem interessante e é disponível hoje direto pelo site do Alexa.com.
A análise de Page Rank é disponível apenas na versão paga.
Todas as ferramentas de Website Tools como Website Size, Speed e status check também só estão disponíveis na versão paga e olha que essas 3 análises são bem “feijão com arroz”.
As funções de HTML Tools, onde tinhamos alguma esperança, de 3 funções apenas 1 funciona na versão Free, as 2 verificações de CSS e HTML pela W3C estão fechadas, restando apenas a função de Meta Tag Extractor, que não funcionou!
Por fim me recusei a testar as 4 ferramentas de Ip Tools ao final, já totalmente decepcionado com a versão gratuita deste app para seo. E pelo visto, mesmo a versão paga parece não trazer nenhum dado de valor para uma análise mediana de SEO.

SEO OBSERVER:

Avaliação: Regular
Este App para SEO está no idioma Alemão, mas é até possível “advinhar” o que se pede na tela que é o domínio e 1 palavra-chave para realização da análise. Esta análise envolve verificação de posição do site na SERP para Google, Bing e Yahoo (apesar de com certeza não levar em consideração o país local da busca), o Page Rank (ok), e nos detalhes o app apresenta análise de presença da keyword no titulo, conteúdo, domínio, url, h1, h2, meta description e keyword, link internos e externos. Uma análise realmente “rasa” para ser considerado um bom app de SEO, aquele que você pode dizer que vale realmente a pena até comprar.

 

SPYDERMATE SEO SCORECARD:

   

Avaliação: Regular
Este aplicativo para SEO traz a sua métrica de pontuação do site entre 0 a 100 sobre os quesitos de SEO que considera. Um relatório rápido, que exige apenas o domínio, nos informa o Domain Authority (vimos que é o mesmo valor da SEOMOZ!), Unique Domain BackLinks (que apresentou um valor incomum em relação a SEOMOZ por exemplo), Facebook Shares, Twitter Shares, Google+ Shares, Domain age, que parece ser bem reais. E por fim 2 informações de tráfego e keyword voltadas para as buscas nos Estados Unidos, logo sem valor para o SEO em sites brasileiros. Interessante que o app faz um registro histórico para acompanhamento, o que é útil. Porém os dados a serem acompanhados é que não são lá grandes informações ou informações de longe medianas para análise de SEO.

SEO ANALYSIS TOOL – Web page one:

Avaliação: MUITO BOM
Eis que surge um app para SEO com certo aprofundamento e melhor, orientação sobre os resultados obtidos, que se mostrou bem interessante para aquela análise rápida de um site para um futuro cliente. Os relatórios são separados por análise de domínio, OnPage, Headings, OffPage e um Resumo final.
Os dados de domínio estão certos, apesar de ser uma pequena análise ficando o destaque para a informação de volume de links do site. Dos fatores OnPage ele traz inicialmente os dados do site (titulo e meta tags) e faz uma análise de tamanho e relevância, colocando ao final uma consideração ao final sobre os dados obtidos, um tanto quanto útil para detecção de problemas.
Na análise de Headings ele identifica cada utilização de H1 até H6 bem como Alt Images.
A verificação OffPage mostra o page size, load time, page rank, back links (este menor do que o valor real do site analisado e conhecido), alexa rank (ok), Dmoz link, volume de páginas indexadas, shares sociais e bookmarks.
No resumo final ele faz considerações sobre o conteúdo e volume de palavras na página analisada. Uma análise interessante foi a detecção de possível keyword em SPAM ou em repetição demasiada, análise estrutural sobre css e html e por fim dos backlinks externos e interno bem simples. Um aplicativo para SEO um tanto qual útil e confiável, não fosse pela falha de análise do volume de links.

SEO APPS SERP:

  

Avaliação: Ruim
Este aplicativo para SEO está em Holandês e definitivamente, apesar de permitir a seleção para análise com Google.COM, é de longe uma boa opção. Sua única funcionalidade – Verificar posição na SERP para uma dada palavra-chave, não funcionou, mesmo quando utilizado o nome de uma grande marca americana para o seu próprio domínio.

SEM Calc:

  

Avaliação: SEM RECURSOS SEO
Este aplicativo, apesar de aparecer nos resultados da App Store como app para SEO, é na verdade um app para campanhas de links patrocinados. E diferente do nome do APP que diz envolver Sem Engine Marketing ele fica restrito apenas a parte de links patrocinados, enquanto o conceito de SEM envolve também o SEO. Logo um erro conceitual logo nome do aplicativo e provavelmente tags erradas, pois não deveria constar como app para SEO.
Toda via, apresenta várias calculadoras e formulas para obtenção de CPM, CPM para CPA, CPC para CPM, Máx CPC para PPC com matrizes e boas opções de variáveis para os calculos. As formulas também ficam abertas para entendimento.
Logo não se trata de um app para SEO, mas sim para Adwords e demais campanhas de links patrocinados.

SEO AUDITOR:

  

Avaliação: Regular
Neste aplicativo para SEO vimos uma análise rápida porém igualmente curta e simples, com pouquíssimos parâmetros para análise de SEO. o app traz o Page Rank, Alexa Rank, SEO Moz Rank (não funcionou) e Shares Sociais. Ou sejam muito, mas muito pouco mesmo.

HUB SPOT:

  

Avaliação: Muito Bom
Hub Spot já é um serviço bem conhecido no meio SEO mundial, e como habitual durante o tempo que leva para fazer a análise do report ele traz uma série de frases interessantes ou mesmo engraçadas sobre o setor. Para chegar ao relatório ele lhe pede para registrar ou deixar para depois “later”. Se não quiser se registrar, clique em “Later” para ir logo aos relatórios.
A Hub Spot faz uma análise levando em consideração o conceito de FUNIL de CONVERSÃO – TOP of FUNNEL – MIDDLE of FUNNEL – LEAD GENERATION.
No App você encontrará uma série de recomendações para o site que vão além de questõe de SEO e que levam em consideração ações que são vistas como criadoras de LEADS que no final é mais importante do que um mero posicionamento na SERP. Vale a pena inclusive se registrar no site e utilizar o free trial por 30 dias. Você encontrará alguns habituais fatores de SEO, mas ficará satisfeito com todas as orientações adicionais!

HITWISE BRASIL:

   

Avaliação: Muito Bom – MAS SEM RECURSOS SEO
A Hit Wise também é uma grande ferramenta amplamente conhecida e utilizada por grandes empresas no Brasil e no Mundo. O foco não são especificamente os fatores SEO mas sim fatores de comportamento de pessoas, que irão lhe ajudar a entender melhor seu público para definir uma estratégia e foco a serem perseguidos no SEO. Entre as ferramentas do APP (que não é de SEO) mas aparece na listagem de SEO da App Store, você irá encontrar informações sobre grandes oportunidades de palavras-chave em alta no momento, conhecer os sites de destino para essas palavras-chave, categorias de sites, e novidades da semana!
Porém você não pode especificar as suas próprias Keywords, isso faz parte do serviço PAGO junto a Hit Wise e possui valores consideráveis pelo que soube junto ao Fábio Ricotta e Frank Marcel durante o Curso Avançado de Google Analytics. O App explica melhor também o que é a Hit Wise e entidade Serasa Experian a qual é ligada.

SOCIAL MEDIA DASHBOARD:

  

Avaliação: Regular
Como o próprio nome diz, este app é voltado para métrica sociais que também são importantes para o SEO. Toda via, ele trás apenas informações sobre shares no Twitter, Facebook, Google+, Digg e alguns Bookmarks. Nada que alguns aplicativos vistos acima não façam também. Logo, é um aplicativo muito simplório, até para as próprias questões de métricas Social atuais.

LINK JUICE:

  

Avaliação: BOM
Este aplicativo de SEO obtém informações gratuitas e abertas junto a ferramentas como SEOMOZ, MajesticSEO e SEMRush. O app traz informações de Page Authority, Total Links, Domain Authority e Domain MozRank em uma grade inicial. Posteriormente é possível ver detalhes sobre Anchor Text, Linking Domains e Linking Pages (dados SEOMOZ). As informações de Indexed Urls e External Backlinks são extraidas da MajesticSEO. Os dados da SEMRush paracem não estar em perfeito funcionamento mais. Adicionalmente o app tras as TOP linked pages do site por meio da SEOMOZ. Ou seja, várias consultar de boas ferramentas em um app só, porém limitados aos dados gratuitos, se você não assina nenhuma destas ferramentas, é um APP que vale a pena ter, apesar das falhas em alguns indicadores.

KEYWORD DENSITY LITE:

  

Avaliação: Muito Bom
Este app para SEO calcula a densidade de uma palavra-chave em uma determinada página do site. É possível verificar até 5 palavras-chave em uma mesma url de uma só vez. Este app possuia uma falha para trabalhar com palavras acentuadas. Estive em contato com o desenvolvedor e o mesmo de prontidão me respondeu e em menos de 48 ajustou e soltou uma nova versão do app corrigindo o problema de acentuação.Para o fim específico ele cumpre o que promete.

Há muitos apps para SEO e muitos aplicativos pagos de serviços já estabelecidos na web também, vale a pena aprofundar a pesquisa!

Em uma próxima oportunidade farei um novo review, incluindo novos apps para seo! 🙂

Obrigado pela atenção na leitura!

Este artigo foi útil para você?!