Como configurar e usar Google Merchants com OpenCart

Olá pessoal hoje iremos aprender sobre o módulo que permite gerar feed em XML dos produtos da sua loja virtual em OpenCart para integrar com o Google Merchants.

 

O MÓDULO – Google Merchants Center Feed

Nós temos utilizado o módulo Google Merchant Center Feed de nosso parceiro desenvolvedor que é muito completo e você pode adquirir este recurso para a sua loja virtual pela Loja da Brasil na Web.

Esse módulo é especialmente para quem também investe com campanhas no Google Adwords.

Configuração:

Uma vez instalado é necessário configurar o acessando MENU > Configurações > Feed de Produtos

google-merchants-modulo-opencart-inicio

Conforme a imagem acima, HABILITE O MÓDULO

Veja que a área mais importante que normalmente será usada é a ABA – DATA FEEDS.

Demais abas são para configurações mais avançadas que não falaremos agora.

 

google-merchants-modulo-opencart

 

Conforme vemos na imagem acima, você terá que habilitar o FEED para o BRASIL.

Veja o IDIOMA (language), Defina os produtos por página (ALL caso tenha até 200 produtos) e observer os ícones de FEED em laranja que usaremos em breve.

Veja se o feed da loja está HABILITADO conforme imagem acima.

Neste exemplo estávamos configurando o módulo em uma loja multistore (2 lojas em 1 painel), por isso 1 das lojas está com o Feed desabilitado.

Feito isso, seu FEED ESTARÁ PRATICAMENTE PRONTO

ATENÇÃO:

Seus produtos devem estar devidamente cadastrados, imagens, fabricantes, categorias, descrição, preço, estoque e etc.

Para alguns segmentos o Google Merchants vai exigir ainda mais DADOS!

Especificação do feed de produtos : https://support.google.com/merchants/answer/188494

 

Como submeter o FEED no Google Merchants:

1) Abra sua conta Google Merchants, de preferência utilize o mesmo e-mail da sua conta do Google Adwords e Analytics, vai facilitar as coisas!

2) Seu usuário Google precisa também ter permissão sobre o site no Google Search Console.

Acesse o MENU > Configurações > Geral e deixe o seu cadastro como a imagem abaixo.

Clique em editar e faça os procedimentos pedidos na tela para confirmar o site, reivindicar o site e confirmar por e-mail o contato.

merchants-reinvidicar-editar

 

3) Iniciando o envio do FEED:

Comece submetendo o FEED em MODO TESTE, escolha o país Brasil e dê um nome qualquer para o FEED.

google-merchants-feed1

 

 

Em seguida teste o envio do feed enviando manualmente primeiro, para assim validarmos o seu funcionamento.

google-merchants-feed-metodo-manual

 

 

Informe mais uma vez um nome qualquer para o arquivo que você vai fazer o UPLOAD.

Agora, acesse o módulo do feed na loja virtual, vá na aba DADOS e clique no ícone laranja com setinha azul para baixo. 

Isso fará o download do feed para o seu computador, então, volte ao Google Merchants.

Marque a opção – FAZER AGORA O UPLOAD…

Envie o arquivo do FEED que você acabou de fazer o download pelo módulo e clique em SALVAR.

 

google-merchants-feed-metodo-manual-upload
Espere de 2 a 3 minutos!

Volte no MENU > FEEDS e veja se há erros reportados.

Se houver erros, ele irá informar o código do produto importado bem como o detalhe do erro, exemplo, faltando informar FABRICANTE – BRAND.

Corrija seus produtos, faça novo DOWNLOAD DO FEED e submeta novamente. Aguarde mais 2 minutos e veja.

O resultado tem ser algo conforme abaixo:

google-merchants-feeds-teste-enviados

 

SUCESSO – 64 de 64 produtos enviados e processados pelo Google Shopping (porém ainda não ativos!)

No exemplo acima eu submeti 2 feeds. Um com upload manual e outro com o atualização automática do Google que ensinarei agora.

 

CONFIGURAR FEED EM MODO AUTOMÁTICO NO GOOGLE MERCHANTS

1) Exclua seus FEEDS de teste

2) Cadastre um novo FEED agora em MODO PADRÃO

3) No método de envio escolha UPLOAD AUTOMÁTICO (busca programada)

Para isso você vai precisar primeiro gravar o arquivo no FTP da loja virtual.

Volte no módulo do Google Merchants na lojka virtual e clique no segundo botão laranja do seu FEED com uma setinha verde. Ele irá salvar uma cópia do FEED no FTP da loja virtual e abrirá uma nova página lhe mostrando a URL que possui o nome do arquivo.

Volte no Google Merchants, conforme tela abaixo e preencha os dados solicitados.

Como falei no início deste post o módulo possui função de proteção do FEED com LOGIN E SENHA, se você configurou isso, agora é o momento de informar ao Google esse acesso.

 

A dica nessa hora é colocar a HORA DE BUSCA para a próxima virada de hora, assim ele vai puxar os dados nesse momento e você deve então conferir se tudo ficou certo.

Clique em SALVAR!

 

google-merchants-feed-metodo-automatico

 

Assim que der o horário, aguarde uns 5 minutos e acesse o MENU > PRODUTOS no Google Merchants, você deverá ver todos os seus produtos lá conforme a imagem abaixo!

google-merchants-produtos-enviados

 

VINCULAR CONTA GOOGLE ADWORDS A CONTA GOOGLE MERCHANTS

Se você voltar no MENU > DIAGNÓSTICO do Google Merchants verá que ele estará emitindo um alerta

Nenhuma conta do Google AdWords vinculada

1) Verifique se você tem créditos no Google Adwords. É necessário ter créditos para poder criar a campanha.

2) Acesse MENU > Configurações > Google Adwords

google-merchants-vincular-adwords

Se você usou sua conta do Google Adwords para abrir sua conta no Merchants, então clique no botão de cima – VINCULAR CONTA.

Esse botão vai mudar e virar CRIAR CAMPANHA NO SHOPPING.

Defina o orçamento diário, o lance máximo entre outras informações e crie a campanha.

Pronto!

A partir dai a questão toda se trata de Gestão e conhecimentos de Google Adwords.

Em breve postaremos algumas dicas de Google Adwords com Google Shopping / Merchants!

 

E ai, as dicas foram úteis? Comente, aplique e boas vendas!

 

 

 

 

 

 

Este artigo foi útil para você?!