Gerenciar arquivos da hospedagem no cPanel

Para gerenciar os arquivos na sua hospedagem, você tem duas opções:

  1. Usar um programa de FTP, como o FileZilla (nesse caso, siga esse outro tutorial)
  2. Gerenciar diretamente pelo navegador usando cPanel

Nesse artigo veremos como gerenciar os arquivos da sua hospedagem utilizando o cPanel. Para isso, o primeiro passo é acessar seudominio.com/cpanel usando seu usuário e senha de acesso. Caso não se lembre, solicite à equipe de suporte.

Já dentro do cPanel, utilize a barra de busca para pesquisar por arquivos

 

Clique então na função Gerenciador de arquivos e uma nova janela se abrirá.

Nessa nova janela, para ver os arquivos do seu site, você precisará abrir a pasta public_html

 

Utilizando as funções da barra de ferramentas, você poderá realizar diversas ações, como  criar um novo arquivo, criar nova pasta, renomear, copiar, mover, excluir, extrair (arquivos zip), entre outras coisas.

 

Para enviar um novo arquivo que ficará disponível no site, basta clicar na função Carregar. Ao clicar nesse link, uma nova janela se abrirá com opção para envio de arquivos.

 

ATENÇÃO: o arquivo será enviado para a mesma pasta em que você estava ao clicar no link Carregar. Na janela de envio de arquivos, também será exibido no alto da tela a informação de para onde será enviado o arquivo.

Depois de enviado, o arquivo aparecerá no gerenciador exatamente na pasta onde foi carregado. Se não estiver vendo o arquivo, tente clicar na função Recarregar.

 

Para acessar o arquivo pelo navegador, siga as seguintes orientações:

  • Se o arquivo estiver na pasta raiz (public_html), basta acessar com www.seudominio.com/nome-completo-do-arquivo. No exemplo acima, o arquivo estaria disponível em www.brasilnaweb.com.br/18019-01.pdf
  • Se o arquivo estiver em alguma sub-pasta dentro de public_html, basta seguir o endereço das sub-pastas até o arquivo. Ex.: se o arquivo estiver em public_html/download/tutoriais, ele estaria disponível em www.brasilnaweb.com.br/download/tutoriais/18019-01.pdf

Este artigo foi útil para você?!