Integração com o Bling – Dúvidas gerais

O que fazer pra integrar o Bling na loja virtual da Brasil na Web?

Dentro do sistema do Bling, a integração precisa ser configurada utilizando o passo-a-passo descrito nesse link: https://manuais.bling.com.br/manual/?item=integracao-com-opencart-(web-service). A versão de OpenCart da Brasil na Web é a 1.5.5.1.

IMPORTANTE: A nossa loja já possui o módulo para integração entre Loja Virtual e Bling. Dessa forma, você não precisa e não deve realizar instalação do módulo do Bling na loja.

Durante a configuração dentro do painel do Bling, você terá que informar o campo Secret Key, que nada mais é do que uma “senha” que o Bling irá utilizar para se comunicar com a loja. Para gerar esse código, acesse o painel da sua loja virtual e em seguida Menu > Configurações > Feed de Produtos > Integração Bling. Nessa tela basta você preencher o campo Chave de Acesso com a “senha” que você deseja utilizar. É importante usar uma chave difícil e para isso você pode usar o Gerador de Senha da Brasil na Web.

A integração será de quais itens?

A integração consiste no cadastro dos Produtos, Pedidos e Clientes. Entretanto, algumas dessas sincronizações precisam ser feitas de forma manual.

PRODUTOS

O cadastro dos produtos pode ser feito inicialmente tanto na loja virtual quanto no Bling. Uma vez que os produtos estejam cadastrados, é possível enviar os dados de um sistema para o outro, fazendo a sincronia inicial dos dados. Novos produtos cadastrados precisam ser sincronizados manualmente usando função existente no Bling. Quando um NOVO produto é sincronizado, os seguintes dados são enviados:
– Nome
– Descrição
– Modelo
– SKU
– Quantidade em estoque
– Preço
– Peso
– Comprimento x Largura x Altura
– Variações/Opcionais do produto

Depois que o produto já está cadastrado e vinculado nos dois sistemas, é feita atualização automática do estoque do Bling para a Loja Virtual.

PEDIDOS

Os pedidos feitos no Bling não são enviados para a Loja Virtual.
Já os pedidos feitos na Loja Virtual precisam ser importados manualmente no Bling, usando a função de importação de pedidos. Ao importar o pedido, o estoque dos produtos é novamente sincronizado e o pedido é registrado no Bling. Alterações feitas no pedido após a importação, como atualização de status do pedido não são sincronizadas entre os sistemas.

CLIENTE

Os cadastros de cliente feitos no Bling não são enviados para a Loja Virtual.
Já os cadastros de cliente feitos na Loja Virtual são incluídos no Bling juntamente com os dados do pedido, caso o cliente ainda não esteja previamente cadastrado. Os seguintes campos são enviados na sincronização do cliente:
– Tipo de Pessoa (Física ou Jurídica)
– CPF/CNPJ
– Nome
– Email
– Telefone
– Endereço

Sincronia dos dados de quanto em quanto tempo?

Como já descrito acima, a sincronização do cadastro de produtos e pedidos é feita manualmente usando funções específicas existentes no Bling. O cadastro de clientes é realizado juntamente da importação do pedido.
Os dados de estoque são atualizados automaticamente do Bling para a Loja Virtual.

Este artigo foi útil para você?!