Que tal começar o seu e-commerce pela etapa de planejamento? Parece óbvio, mas muitos vão direto para a escolha da plataforma da loja virtual e este é um erro muito grave. Então comece certo e veja 10 perguntas e dicas para você se fazer durante o seu planejamento de ecommerce.
1 – Você já vende os produtos que pretender vender online?
Ou seja, você realmente conhece o mercado no qual pretende entrar? Conhece um pouco dos gostos dos clientes e bons fornecedores?
2 – Qual a sua projeção de vendas?
A projeção lhe ajudará a traçar pontos de equilíbrio entre investimentos, despesas e faturamento. Defina um objetivos e metas para alcançar. Afinal se você não almejar um mínimo de retorno, melhor deixar o dinheiro na poupança!
3 – Você mesmo irá administrar tudo?
Se você está com tempo integral – ótimo! Do contrário pense em pessoas próximas que podem lhe ajudar com os passos iniciais! Existem muitas atividades diárias, semanais e mensais em um e-commerce.
4 – Quanto de estoque você precisa para começar?
Muitos começam com um estoque mínimo, e passam a observar o tempo de vendas dos produtos (giro de estoque) e o tempo de reposição (recompra no fornecedor). Assim é possível determinar um estoque de segurança. Muitas lojas virtuais tem usado também o método DROP SHIPPING, no qual o pedido sai do fornecedor e vai direto para o cliente final – por questões de logística.
5 – Como seus fornecedores ou sua produção se comportaria em um súbito aumento das vendas?
Questione alguns fornecedores sobre prazos de envio e preços para compras volumosas e registre isso em seu planejamento de ecommerce. Se você mesmo produz, defina sua capacidade de produção mensal e pense sobre o que você faria se precisasse produzir o dobro, o triplo… .
6 – Como você vai resolver a questão do atendimento ao cliente?
Muitas lojas começam com “chat online” mas nunca há ninguém online. Defina suas formas de atendimento plausíveis. Se necessário deixe um celular para emergências, não será amadorismo tentar resolver o problema do cliente dessa forma. Amadorismo é não atender! Uma boa solução de atendimento é usar sistemas online de ticket para deixar tudo devidamente registrado e protocolado para os clientes. E existem soluções grátis por ai, afinal o mau atendimento ao cliente é uma das maiores queixas dos consumidores online.
7 – Quais as questões legais envolvem o seu tipo de comércio?
Um bom contador é essencial neste momento para lhe orientar quanto a questões legais em suas operações. Ele também vai lhe explicar sobre cada imposto, que você deve considerar em seu planejamento, essencial para formação do preço de venda. Vale ler aqui a Lei do Ecommerce aprovada em maio de 2013 e que você precisa seguir! Mesmo que você esteja começando, opte por abrir uma empresa como MEI (micro empreendedor individual), mas verifique se o seu tipo de atividade comercial permite ser registrado assim.
8 – Já conhece os intermediadores de pagamentos online como Pagseguro, Bcash, Paypal, MOIP?
Os intermediadores são uma maneira rápida e fácil para você começar a vender online aceitando os mais variados cartões de crédito, boleto, transferência online e recentemente até depósito identificado. Minha sincera sugestão? Use Pagseguro, de todos é o mais sólido e que dará menos dor de cabeça e além de ser o mais amplamente conhecido entre consumidores online nos dias de hoje. Se quiser saiba mais sobre a diferença entre Intermediador de Pagamento e Gateways Diretos que também são boas soluções.
9 – Como você irá enviar os produtos aos clientes?
Quando pergunto como, você deve pensar não só no transporte e na empresa, mas também na embalagem, nas instruções junto ao pedido como orientações de devolução e até informações para pós-venda / marketing.
Muitas empresas utilizam os correios, que aceitam encomendas até 30 KG pelos serviços de SEDEX e PAC. Verifique se seus produtos podem ser enviados pelos correios e consulte também outras empresas como Braspress, Jadlog entre tantas outras.Para fora do país algumas empresas bem conhecidas são a UPS, FEDEX e DHL.
Já na questão das embalagens, faça algo de acordo com suas possibilidades. Se puder ter embalagens personalizadas ótimo! Pense também na proteção do produto dentro da caixa e não deixe de enviar cópia do pedido para o cliente, a NFe ou Danfe, bem como as instruções de devolução e um “jabá” sobre mais produtos e vantagens da sua empresa – dicas mais detalhadas aqui!
10 – Você irá vender para consumidores finais ou para outras empresas?
Ter isso em mente pode mudar totalmente a sua maneira de vender online. Um ecommerce B2C (que vende para consumidores finais – geralmente requer um certo formato de venda), já um ecommerce B2B (vendas corporativas ou para revendedores) requer outros tipos de procedimentos de vendas. Logo isso implica no seu processo de venda online.
Defina isso bem para saber se a sua loja virtual estará preparada para atender esses requisitos, alguns exemplos são:
- Preços diferenciados por grupo de clientes.
- Bloqueio do preço para quem não possui login ou não está logado.
- Exigir aprovação do cadastro do cliente antes da primeira compra.
- Exigir quantidade mínima de compra para todos ou alguns produtos.
- Exigir um valor de pedido mínimo para realização da compra.
- Limitar a região de entrega.
- Colocar produtos como “sob consulta” ou “sob orçamento” ou “sob encomenda”.
- Receber pedidos de orçamentos e posteriormente convertê-los em vendas para pagamento online.
- Calcular preço de venda com substituição tributária (quando revenda).Pense nisso e inclua em seu planejamento!
Espero ter ajudado! Essas são apenas 10 perguntas e dicas.
Claro que há muitas outras e se você se interessou, veja mais 20 perguntas, respostas e dicas para cada uma delas neste post a seguir.
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