5 dicas para preparar sua loja virtual para o Black Friday

A Black Friday em 2015 será no dia 27 de novembro ( última sexta-feira de novembro). No Brasil o comércio já está se acostumando com essa nova data promocional, porém em formatos adaptados. Algumas empresas optam por fazer o BLACK NOVEMBER, outras o BLACK WEEK, BLACK DAYS, e alguns são firmes no conceito tradicional de descontos somente na sexta-feira.

Não quero entrar nos pontos positivos e negativos dos formatos neste post, falerei sobre issso em breve, vamos falar agora sobre 5 dicas de como preparar a sua loja virtual para o Black Friday, Black Week, Black November ou Black Days rs.. escolha o seu!

1 – Comunicação visual

Uma das coisas que faz toda a diferença é uma comunicação 100% focada para a Black Friday. É importante customizar o site com o tema, acrescentar banners que levem para uma categoria específica da promoção, selos nos produtos que realmente estão com desconto arrasador e ambientar as redes sociais utilizando a temática.

Crie chamadas como “ainda dá tempo”, “última chance” e “só hoje” podem ajudar a encurtar a tomada de decisão do seu cliente, principalmente para os que darão os descontos em dias antecipados a sexta-feira.

2 – Marketing inteligente

É possível trabalhar com alguns produtos “iscas”, ou seja, produtos com descontos maiores e mais apelo. Explore todos seus canais de comunicação começando por preparar posts durante o dia para divulgar as promoções. A grande sacada é trabalhar bem sua base de clientes.

O primeiro pode ser enviado às 00h01 e durante o dia segmentar a base e realizar outros disparos promocionais. Nesse dia, muitas lojas e grandes players vão comprar palavras chaves relacionadas à Black Friday, sendo assim, é importante estar com a campanha otimizada e ter alguém monitorando durante todo o dia para garantir a melhor performance.

Além disso, se for fazer alguma ação em redes sociais que usam hashtags, aproveite e marque junto #blackfriday #blackfridaybrasil.

SUPER DICA: Caso queira impressionar o cliente, envie um cupom promocional impresso via correios para ele que só pode ser utilizado no dia do Black Friday, essa ação costuma trazer uma grande conversão.

3 – Estoque (Para vender é preciso ter produto)

Não esqueça de conferir o estoque e evite perder vendas porque acabaram seus produtos, principalmente seus produtos âncoras. Não deixe o cliente para a concorrência, basta uma compra bem sucedida em outra loja e seu cliente passará a fazer parte do banco de dados para futuras campanhas do seu concorrente.

4 – Preços e transparência

Não corra o risco de queimar sua marca subindo o preço de um produto e colocando descontos para vender pelo mesmo valor – alguns sites já monitoram preços de várias lojas e conseguem informar isso ao cliente que é esperto e vai pesquisar.

Seja transparente e, mesmo que só faça promoção em alguns produtos para girar seu estoque, faça promoções reais. Se a margem é baixa, use a Black Friday para girar seu estoque e queimar produtos encalhados por condições imperdíveis e aumente seu banco de clientes para futuras campanhas.

Muitas empresas esquecem de usar os preços de produtos para gerar conhecimento pra marca. Como? Selecione alguns poucos produtos, defina um estoque de segurança e jogue o preço no chão, literalmente tomando prejuízo controlado.

Serão algumas poucos produtos pra você divulgar não só o preço mas que a quantidade é bem limitada (aquela frase – enquanto durarem os estoques) e assim prepare a divulgação para os seus mailings e redes sociais. Esse “prejuízo” precisa ser visto como investimento em atração de clientes, giro de estoque e branding para a sua marca. Um desconto arrasador pode puxar vendas de produtos com promoções convencionais!

5 – Cuidado com a entrega

Se você tem tudo para pronta entrega ótimo! Contudo fique preparado para tentar repor estoque rapidamente e pra isso converse com o seus fornecedores e saiba como irão operar.

Se necessário trabalhe na dilatação dos prazos de entrega deixando isso informado no site, principalmente nas ferramentas que simulam o frete e informam o prazo ao cliente.

Esteja pronto para dar suporte caso as pessoas procurem informações sobre as entregas – atenda ONLINE! Trabalhe para postar o quanto antes seus pedidos, surpreender os clientes e fazer um marketing positivo.

DICA BÔNUS!

Temos visto a crescente utilização do WHATSAPP como ferramenta de contato com clientes e isso tem dado muito certo em vários clientes lojistas da Brasil na Web. O Whatsapp permite que o cliente tenha o contato da empresa na palma da mão, responda na hora que puder e tenha um atendimento mais personalizado – humanizado.

Se você ainda não usa e puder incluir números de whatsapp para trabalhar o atendimento e vendas aplique agora e colha os frutos já no Black Friday!

Aplique essas dicas e comente comigo aqui no Blog se eu pude te ajudar ou não, ficarei feliz em ter o seu feedback!

Um abraço e boas vendas!

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