Olá, nesse artigo veremos como é simples a configuração do GMail / G Suite / Google Apps para envio de emails na sua loja virtual.
Acesse Menu > Configurações > Opções da Loja > aba E-mail.
Os primeiros campos dessa tela são responsáveis pela configuração do envio de emails, mas de modo geral você precisa focar em apenas quatro campos principais: Servidor SMTP, Usuário SMTP e Senha SMTP.
- No campo Servidor SMTP preencha com ssl://smtp.gmail.com
- No campo Usuário SMTP, informe seu email de autenticação no Google
- No campo Senha SMTP, informe a senha do email no Google
- No campo Porta SMTP, preencha com 465
Algumas outras configurações precisam ser verificadas, mas por padrão já estarão preenchidas com os valores corretos. Ainda assim, não deixe de conferir:
- O campo Protocolo de E-mail deve estar selecionado SMTP
Depois de preencher e conferir os campos acima, clique no botão Salvar no topo da tela e o seu envio de email já estará configurado. Para testar, envie uma mensagem pela página de contato da loja e veja se o email será enviado corretamente.
Ainda está com problemas?
Em alguns casos o GMAIL requer que você libere a conexão da loja virtual para acessar o seu GMAIL de forma externa.
O Gmail chama esse procedimento de Apps Menos Seguros, por não ser uma conexão por API, mas a loja utilizará seu login e senha para fazer a conexão válida.
Para ativar essa configuração esteja logado em seu Gmail e clique no link abaixo que o levará direto para a configuração para ativar e liberar a conexão.