Como configurar e usar o Google Merchant na loja virtual

Olá pessoal hoje iremos aprender sobre o módulo que permite gerar feed em XML dos produtos da sua loja virtual em OpenCart para integrar com o Google Merchant.

O MÓDULO – Google Merchant

Nós temos utilizado o módulo Google Merchant que é bem simples e você pode adquirir entrando em contato com nossa equipe.

Esse módulo é especialmente para quem também investe com campanhas no Google Adwords.

Configuração:

Uma vez instalado é necessário configurar acessando Menu > Configurações > Feed de Produtos > Google Merchant.

Primeiro e mais importante de tudo, Habilite o módulo no campo Status.

Em seguida, você verá o campo URL do Feed de Produtos, guarde essa informação porque ela será utilizada para configurar seu feed no Google.

 

O campo Categorias principais é uma forma de filtrar as categorias do Google Merchant que serão exibidas no cadastro de Departamentos da loja. Por exemplo, se você vende apenas produtos da categoria Artigos esportivos, você pode marcar essa opção e com isso apenas essa categoria (e categorias filhas) será exibida.

 

Veja como fica a escolha das categorias acessando a tela de cadastro dos Departamentos. Essa configuração extra permite que você faça uma associação entre o Departamento utilizado na sua loja e as categorias de Google Merchant (veja lista completa aqui). Por exemplo, o seu departamento Bolas de Futebol poderia ser associado à categoria Artigos esportivos > Artigos para prática de esportes > Futebol > Bolas de futebol do Google Merchant. Essa configuração não é obrigatória, mas permite que você envie informações ainda mais detalhadas para o Google.

 

O campo Origem do campo “Cor” permite que você informe onde essa informação está armazenada na loja. Você pode:

  1. Definir manualmente no cadastro do produto na aba Google Merchant
  2. Se você já usa algum Atributo para definir a cor do produto, basta escolher na lista que aparece nesse campo

 

De forma similar, você pode configurar também como definir de onde vem a informação de Categoria. Por padrão, o módulo utiliza o próprio cadastro de categorias do produto, mas você pode informar um atributo, se for caso.

 

Se os produtos da sua loja entram na categoria Vestuário e acessórios, você precisará definir também a Origem do campo tamanho. Do contrário, você pode ignorar este campo.

 

Por fim, você precisa informar qual informação de status será enviada quando você estiver sem estoque do produto. As opções são:

  1. preorder (pré venda)
  2. in stock (em estoque), você pode escolher essa opção caso você faça venda dos produtos mesmo sem ter estoque na loja
  3. out of stock (sem estoque ou indisponível)

Além disso, você poderá informar também um valor fixo de frete que você deseja que seja exibido nos resultados do Google Merchant.

ATENÇÃO:

Seus produtos devem estar devidamente cadastrados, imagens, fabricantes, categorias, descrição, preço, estoque e etc. Não deixe de conferir a aba Google Merchant no cadastro do produto. Lá você poderá informar Gênero, Faixa etária e Cor do produto.

Para alguns segmentos o Google Merchant vai exigir ainda mais DADOS!

Especificação do feed de produtos : https://support.google.com/merchants/answer/188494

 

Como submeter o FEED no Google Merchant:

1) Abra sua conta Google Merchant, de preferência utilize o mesmo e-mail da sua conta do Google Adwords e Analytics, vai facilitar as coisas!

2) Seu usuário Google precisa também ter permissão sobre o site no Google Search Console.

Acesse o MENU > Configurações > Geral e deixe o seu cadastro como a imagem abaixo.

Clique em editar e faça os procedimentos pedidos na tela para confirmar o site, reivindicar o site e confirmar por e-mail o contato.

merchants-reinvidicar-editar

 

3) No painel do Google Merchant, acesse Menu > Produtos > Feeds. Em seguida clique no botão + para adicionar um novo feed:

 

4) Escolha o país Brasil, idioma português e clique em CONTINUAR.

 

 

5) No método de envio escolha Busca programada

 

6) Volte no módulo do Google Merchant na loja virtual e copie o conteúdo do campo URL do Feed, como já mostrado mais acima nesse tutorial.

7) Volte no Google Merchant, conforme tela abaixo e preencha os dados solicitados.

 

Confira se tudo ficou certo e clique em CONTINUAR!

Ao final desse processo, você verá a lista de Feed já cadastrados. Clique sobre o seu Feed para ver os detalhes. Caso o Feed ainda não tenha sido processado pelo Google, você verá uma mensagem: Ainda não há feeds prontos. Se você já fez upload de um feed, aguarde alguns minutos. Para fazer upload de um feed novo, clique no ícone de três pontos e selecione sua opção de upload.

Nesse caso, clique no link BUSCAR AGORA e espere de 1 a 2 minutos!

Depois que o Feed for processado, veja na tela se há erros reportados.

Se houver erros, ele irá informar o código do produto importado bem como o detalhe do erro, exemplo, faltando informar FABRICANTE – BRAND.

Corrija o cadastro dos seus produtos na loja virtual, volte na tela do seu Feed e clique em PROCESSAR NOVAMENTE O FEED. Aguarde o novo processamento e veja se os erros foram corrigidos.

Se estiver tudo certo, acesse o Menu > Produtos > Lista no Google Merchant, você deverá ver todos os seus produtos lá conforme a imagem abaixo!

 

VINCULAR CONTA GOOGLE ADWORDS A CONTA GOOGLE MERCHANT

Se você voltar no MENU > DIAGNÓSTICO do Google Merchant verá que ele estará emitindo um alerta

Nenhuma conta do Google AdWords vinculada

1) Verifique se você tem créditos no Google Adwords. É necessário ter créditos para poder criar a campanha.

2) Acesse MENU > Configurações > Google Adwords

google-merchants-vincular-adwords

Se você usou sua conta do Google Adwords para abrir sua conta no Merchant, então clique no botão de cima – VINCULAR CONTA.

Esse botão vai mudar e virar CRIAR CAMPANHA NO SHOPPING.

Defina o orçamento diário, o lance máximo entre outras informações e crie a campanha.

Pronto!

A partir dai a questão toda se trata de Gestão e conhecimentos de Google Adwords.

Em breve postaremos algumas dicas de Google Adwords com Google Shopping / Merchant!

 

E ai, as dicas foram úteis? Comente, aplique e boas vendas!

 

 

 

 

 

 

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