Como resolver Erros de Rastreamento
Você acessou o seu Google Search Console > Rastreamento > Erros de Rastreamento e lá viu alguns erros de rastreamento, certo? Vamos entender!
Essa ferramenta do Google Search Console mostra URLS que não mais existem em sua loja virtual.
Erros de Rastreamento podem acontecer facilmente quando:
- páginas de Categorias ou Subcategorias que você excluiu
- produtos que você desabilitou do catálogo
- páginas de informação que você excluiu
Esse comportamento de trocas e exclusão não é um problema em si. Se um usuário ou bot tentar entrar em uma página que não existe mais ele receberá a mensagem de 404 como o Google pede.
Se você criou manualmente um link na loja virtual para uma página sua que não existe mais. Isso é errado.
Logo a ferramenta de Erros de Rastreamento do Google Search Console vai mostrar qual página está fazendo uma referência de link errada para ser corrigido.
Por exemplo:
Você exclui um departamento, mas não remove o link do mesmo no MENU DA LOJA, errado!
Se você exclui um produto, mas ainda tem links no blog apontando para ele, errado!
As páginas de listagem de produtos e subcategorias são automáticas e nunca farão links para produtos ou subcategorias que não existem.
Mas quando você manipula manualmente o MENU ou demais conteúdos livres da loja, é necessário ter o cuidado de remover links para páginas que não existem mais.
Ao resolver tais links, marque no Search Console que eles já foram resolvidos!
Caso ele encontre algum novo erro ou erro não corrigido ele vai relatar para você em alguns dias.
Providencie então a correção do link quebrado em sua loja virtual editando a página que foi acusada de erro de rastreamento.