5 dicas para fazer o cliente retornar a sua loja virtual

Muitas lojas virtuais gastam muito dinheiro para conquistar o cliente e realizar a primeira venda, depois esquecem esse cliente perdendo assim uma grande oportunidade de realizar novas vendas com custos muito menores!

Pra isso vamos classificar os clientes em 3 grupos:
Clientes efetivos: aqueles que compraram pelo menos 1 vez em sua loja virtual.
Clientes em potencial : aqueles que somente fizeram o cadastro e deixaram o carrinho sem finalizar a compra.
Clientes pesquisadores: aqueles que apenas visitaram a sua loja virtual.

Para todos os grupos de clientes citados acima existe uma forma mais efetiva de se comunicar, afim de que retornem a sua loja virtual e façam uma compra.

1) REMARKETING
Para os clientes pesquisadores, os anúncios de remarketing do Google são bem interessantes.

Mas, como funciona o remarketing do Google?

Os usuários que visitaram a sua loja visualizam banners (anúncios) sobre seus produtos enquanto navegam pela web.

É como se fosse um lembrete: Sabe aquele produto que você quer? Então, você pode comprar ele agora! =]

Esse método alcança também pessoas que já compraram em sua loja e que deixaram o carrinho vazio.

Se não souber como fazer o remarketing sozinho, conte com a nossa ajuda. Temos planos que cabem no seu bolso. =]
O vídeo abaixo explica direinho como funciona o remarketing.

2) PROGRAMA DE PONTOS NA LOJA
Quem não gosta de ganhar vantagens para retornar a algum local? Eu mesma possuo cartão fidelidade de alguns restaurantes, participo do programa de pontos do meu cartão de cartão de crédito e acabo optando por comprar em um determinado local se ele possuir programa de pontuação.

Através do programa de Pontos ou pontuação, ao comprar uma mercadoria, o cliente vai somando pontos em sua loja. Depois de algum tempo estes pontos podem ser trocados por alguma mercadoria da loja (deste que esta equivalha ao número de pontos que a pessoa possui) ou se tornar um desconto para uma futura compra.

Este é um sistema que ajuda a fidelizar o cliente e está disponível gratuitamente a todos os clientes de ecommerce da Brasil na Web.

3) OFERECER VOUCHER DE DESCONTO
Se o cliente realizou uma compra ou fez o cadastro na loja mas não chegou a finalizar a compra, uma boa tática é enviar um cupom de desconto através do email. Mas, capriche neste desconto,5 ou10 reais não incentiva ninguém a comprar em sua loja. Faças as contas de quanto pode dar de desconto para seu cliente, tendo ainda uma margem de lucro interessante. Essa estratégia é utilizada por grandes comércios atualmente. Recurso também disponível em todas a loja virtual implantada pela Brasil na Web.

Ah, não esqueça de colocar data de validade no seu Cupom de desconto, assim o cliente pode temer perder a promoção.

4) FRETE GRÁTIS
Uma outra forma de agradar ao cliente é oferecer frete grátis. O preço pode ser pequeno, mas já é um mimo para o consumidor. Imagina que ele tem que decidir entre duas lojas, que possuem o mesmo preço. O frete grátis poderá ser o fator que o faça optar pela sua loja e não a de seu concorrente. E claro, clientes de ecommerce da BNW possuem este recurso na área de fretes da loja virtual.

5) REDES SOCIAIS
O comportamento do consumidor está se adaptando as novas tecnologias. Se antes as publicidades tinham o poder de convencer os clientes a comprar um determinado produto, hoje pesa muito a opinião de outros consumidores na hora de fechar uma compra e a internet ajuda a resolver isso facilmente. Muita gente olha quantas curtidas tem a Fan Page de uma loja (sinal de credibilidade), se há reclamações, se estas foram solucionadas, para então decidir pela compra em tal loja.

E convenhamos, é o mais sensato a se fazer mesmo, pois a cada dia aumentam o número de lojas virtuais no Brasil, e esse é uma forma de verificar se a empresa é confiável.

Mas, fique atento! A resposta ao seu cliente não pode demorar muito, então sempre monitore os seus canais sociais (Facebook, Twitter, Google Plus…).

Que tal colocar estas práticas em dia e fazer com que mais clientes retornem ao seu ecommerce?

Compartilhe com outros lojistas, afinal quem espalha coisa boa atrai coisa boa! =]

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