Dicas de SEO para loja virtual em OpenCart – Parte 2

Estamos de volta com mais Dicas de SEO para Loja Virtual em OpenCart, agora parte 2. Dessa vez vou falar sobre técnicas que podem ser implantadas por meio de modificações ou módulos adicionais e são muito importantes para uma loja virtual que quer resultados no comércio eletrônico!

Parte 1 Parte 2 Parte 3 – em breve

 

DICAS DE SEO PARA LOJA VIRTUAL OPENCART – PARTE 2

 

1) Nitro Pack

Módulo fantástico para acelerar a loja e reduzir o tempo de carregamento. O Google há alguns anos já vem dando mais importância e melhores posições para sites que carregam rápido. O módulo reúne uma série de técnicas bem avançadas e complicadas, como a compreensão de arquivos, minificação de CSS e JavaScript, sistema de cache de páginas entre outras funcionalidades.

Ele não é muito simples de se instalar, mas já temos tudo pronto para o funcionamento para OpenCart versão Brasil na Web com implantação em apenas 2 horas. Pra você ficar louco pra ter isso na sua loja vou entregar a informação agora.

Ele vai reduzir de 10 segundos para 2 segundos o tempo de carregamento da loja, é incrível e julgo indispensável para qualquer loja séria.

Mas tem um ponto “chatinho”. Como ele trabalha com CACHE (memória), toda vez que você alterar preços, descrições, banners ou qualquer página de informação na loja, terá que limpar o cache do módulo por meio de um botão. É bem simples!

Ver o módulo na Loja BNW

 

2) Image SiteMap XML

Este módulo irá gerar o MAPA DE IMAGENS dos produtos da loja virtual para que o Google tenha essa relação e indexe todas as imagens mais facilmente. Afinal, muitas pessoas usam a pesquisa por imagens e estar presente nestas pesquisas vai atrair mais acessos qualificados para a sua loja virtual. Ficarei devendo o link para esse módulo por enquanto!

 

3) Google Analytics Avançado – Comércio Eletrônico

Este módulo é muito importante para cruzar os dados de vendas da loja virtual com os dados do Google Analytics, que por padrão a opencart não faz. É fantástico ter os dados de vendas no Analytics para cruzar os dados e saber como essas vendas estão sendo geradas, entendendo mais do comportamento dos visitantes que compraram de fato em sua loja virtual.

Ver o módulo na Loja BNW

 

4) Microformatos ou Rich Snippets

Microformatos ou micro dados é uma método de informar ao Google dados mais detalhados como por exemplo o preço de um produto, a disponibilidade, as avaliações de consumidores, as imagens e etc. Aqui na Brasil na Web a partir do pack 1.7 de melhorias nós acrescentamos este recurso em todos os clientes assinantes do serviço de Atualizações, Garantia e Suporte.

Mas a quem interessar, abaixo deixo o link de um bom módulo para fazer isso na loja virtual OpenCart.

Módulo para Microformatos Rich Snippets

 

 

5) GEO META TAGS

Geo meta tags é algo bem simples, opcional, mas pode ser incluída por meio de uma modificação em sua loja virtual onde o seguinte código é informado no <HEAD>:

<meta name=”geo.region” content=”BR-MG” />
<meta name=”geo.placename” content=”Belo Horizonte” />
<meta name=”geo.position” content=”-19.861758;-43.954325″ />
<meta name=”ICBM” content=”-19.861758, -43.954325″ />

 

6) ROBOTS.TXT

O Robots é um arquivo no qual os robôs de busca procuram instruções do tipo “não indexe o conteúdo X ou Z do meu site”. Normalmente a OpenCart permite que os robôs indexem tudo que eles conseguirem encontrar como produtos, categorias, páginas de informação e etc. A Brasil na Web, a partir do pack 1.7 de melhorias, incluiu um arquivo robots.txt para bloquear o acesso destes robôs em algumas áreas desnecessárias de indexação da loja virtual.

Ver artigo completo sobre Robots.txt

 

Gostou das dicas?

De praxe, ao fazer essa parte 2 das dicas de SEO, eu já estou concluindo também a parte 3! Não deixe de conferir!

Fique a vontade para comentar e postar suas dúvidas! 🙂

 

Parte 1 Parte 2 Parte 3 – em breve

Este artigo foi útil para você?!