O Event Tracking é um recurso do Facebook que permite reconhecer ações executadas pelo usuário na sua loja virtual e devolver essas informações ao Facebook.
Existem vários padrões de event tracking já estabelecidos pelo Facebook como Compras, Visualização de páginas, visualização de produtos e etc.
Para que serve?
O event tracking lhe permite segmentar públicos para criar anúncios específicos só para quem acionou determinados eventos em sua loja virtual bem como, pode passar dados de compras da loja para o Facebook para que você possa mensurar melhor os resultados de vendas de seus anúncios – ROAS – Return Over Advertising – Retorno sobre Anúncios – e assim avaliar quais valem apena manter ativos ou não.
Configurar Event Tracking do Facebook na Loja Virtual
1) Acesse o Painel Administrativo de sua Loja Virtual e faça login.
2) Acesse o Menu > Configurações > Opções da Loja > aba SEO, role a tela até a parte de “Códigos de Conversão” clique em Adicionar
3) Adicione 5 áreas conforme abaixo.
4) Em cada campo você irá adicionar respectivamente os códigos abaixo, sendo a rota no campo da esquerda e o código de evento no campo da direita:
Purchase – Event Tracking para página de Sucesso da compra
sucesso
<script>
fbq('track', 'Purchase', {
value: '{ORDER_VALUE}',
currency: 'BRL',
content_ids: '{FB_CONTENT_IDS}',
contents: '{FB_CONTENTS}',
content_type: 'product',
});
</script>
View Product – Event Tracking de Visualização de Produtos
product/product
<script>
fbq('track', 'ViewContent', {
value: {PRODUCT_PRICE},
currency: 'BRL',
content_ids: '{PRODUCT_ID}',
content_type: '{FB_CONTENTS}',
content_type: 'product',
});
</script>
Add To Cart – Event Tracking de Adicionar ao Carrinho
carrinho
<script>
fbq('track', 'AddToCart',{
contents: {FB_CONTENTS},
});
</script>
Initiate Checkout – Event Tracking de Iniciar Finalização de Compra
finalizar
<script>
fbq('track', 'InitiateCheckout',{
contents: '{FB_CONTENTS}',
});
</script>
Novo Lead – Event Tracking de novo cadastro de cliente
cadastrar
<script>
fbq('track', 'Lead');
</script>
Eventos Configurados, veja como deve ficar
Como conferir se os eventos do facebook estão funcionando?
1) Instale a extensão Facebook Pixel Helper em seu Google Chrome
2) Abra a sua loja virtual e acesse um produto, veja como o Pixel Helper deve aparecer!
Warnings:
This pixel is not paired with any product catalog. Please associate this pixel with a catalog using the Catalog Manager at https://www.facebook.com/products/.
Se você receber esse alerta é sinal que o seu Pixel de Conversão não está associado ao seu Catálogo no Facebook. Basta acessar o seu catálogo do facebook e “Configurar uma Fonte de Dados de Eventos” ao mesmo! 😉
Não consegue? Nós fazemos pra você!
A Brasil na Web pode fazer todas essas configurações acima entre Facebook, Instagram e sua Loja Virtual conosco por um valor muito acessível, veja o preço e compre agora este serviço pela sua área de cliente.
Atenção: Certifique-se que sua conta não está bloqueada para anúncios por violações de políticas ou suspeitas levantadas pela equipe do Facebook – alertas em vermelho no seu perfil ou conta de anúncios.