Como funciona a simulação e calculo de frete dos Correios na loja

Olá! Neste artigo vamos mostrar como funciona o cálculo do frete dos correios na loja virtual!

Os Correios fornecem uma forma de consultar o frete dentro do seu sistema, por meio do Webservice, que é uma forma de conexão criada para que sistemas externos façam consultas no sistema dos Correios.

Configure o módulo dos correios no Painel da Loja

Primeiro, configure o seu módulo dos correios para ter pleno funcionamento deste recurso. Itens importantes de serem configurados!

  • CEP de Origem.
  • Serviços que vai ofertar (exemplo PAC. Sedex, etc…) e/ou seus descontos.
  • Valor Adicional
  • Prazo Adicional
  • Peso e Medidas dos produtos (Cadastro de produtos)

Este dados devem estar corretos no cadastro do módulo e do produto para que possam ir no site dos Correios e retornar preço e prazo corretos. Abaixo temos um vídeo detalhado do módulo dos Correios, assista!

 

CONFIGURAÇÕES DO O MÓDULO

Agora vamos no módulo dos Correios que fica em Configurações > Opções de Frete aqui vamos seguir o teste, vou colocar o CEP de origem,  marcar a opção de “declarar valor” e Habilitar o módulo.


 

Cadastro de produto correto com Peso e Medidas

Agora vou entrar em um produto qualquer e mudar a sua dimensão e peso como na simulação que fizemos nos correios.

Aqui uma DICA IMPORTANTE não confunda as medidas de dimensão, pois neste exemplo ai em cima, se mudarmos centímetros para metros, ao invés de ter 13 centímetros vai ser 13 metros e não vai ser calculado, pois os Correios tem um limite para envio de Sedex, se usa metros converta o valor, que seria de 0,13 metros, ok?!

Agora vou na loja e entrar neste produto que alterei e testar o mesmo CEP de destino que colocamos lá em cima, e veja:

COMPARE A SIMULAÇÃO NO SITE DOS CORREIOS

Vamos no site dos Correios para fazer uma simulação de envio, aqui vou usar dois CEPs da mesma cidade para testar, simular o serviço do SEDEX usar as dimensões da embalagens dele, o peso mínimo e declarar o preço do meu produto.

E depois disso vamos clicar em enviar e veja o resultado:

Aqui temos o Preço do Serviço e o Valor Declarado: R$ 18,62, vou desconsiderar o Preço da Embalagens deles, isso porquê você mesmo pode fazer a embalagem. Outa dica é adicionar ao preço do produto este custo ou no próprio módulo dos correios.

Viu como os valores batem, desta forma sua loja sempre vai trazer o valor que os Correios fornecerem para a loja virtual.

Lembrando que o que vale na hora de postar um objeto nos Correios é o volume da embalagem e não o volume do produto sem embalagem, então, tenha em mente que o cálculo deve ser feito considerando o tamanho de postagem das embalagens.

Caso sua embalagem comporte mais produtos dentro, encontre uma média de dimensões de forma que você não tenha grandes divergências na hora de despachar a encomenda! BOAS VENDAS!

 

Este artigo foi útil para você?!