Configurando Pre-postagem Meus Correios na loja

Veja como Configurar a Pré-Postagem dos Meus Correios em sua Loja Virtual.

Como tudo funciona:

Para quem usa os Correios como método de entrega (Sedex,PAC,etc…) sabe que no processo é preciso ir até uma agência para poder postar sua mercadoria pegar o código de rastreio e informar na loja, para que seu cliente dali em diante receba as notificações de entrega, como várias lojas no mercado.

Pensando nesse fluxo de processo, que pode gerar um deslocamento, a Brasil na Web em parceria com Meus Correios oferece uma integração para criar uma automação do fluxo de comunicação de pedidos entre AGÊNCIA DOS CORREIOS e SUA EMPRESA até o consumidor final.

Com isso, tão logo um pedido tenha o pagamento confirmado ele pode ser comunicado a AGÊNCIA via Meus Correios. Automaticamente o código de rastreio é gerado e abastecido no pedido na loja virtual que por sua vez move o pedido para o status “Em separação” e avisa ao cliente!

Fantástico não é?

Mas não termina ai. Quando a AGÊNCIA coleta os pedidos ela fará a leitura da etiqueta que você emitirá no sistema do Meus Correios que terá acesso também. Assim que a etiqueta é lida ainda dentro da sua empresa, isso faz com que a loja virtual seja notificada e mova o pedido para “Pedido Enviado” e avise o consumidor final.

Isso gera economia de tempo na sua operação de pedidos diariamente e otimiza o processo!

Requisitos da integração:

  • Ser Cliente da Brasil na Web
  • Aderir ao contrato Correios Fácil dos Correios obtendo assim tabelas com desconto no Pac e Sedex!
  • Ter uma agência dos correios que utilize o sistema Meus Correios (consulte-nos sobre uma agência participante em sua cidade)
  • Firmar parceria de coleta junto a referida agência para ganhar acesso ao sistema Meus Correios.
  • Requisitar habilitação da função pré-postagem em seu sistema Meus Correios.

Como Configurar a integração Meus Correios?

Depois de atendido aos requisitos você vai precisar dos seguintes dados:

  • Email de Autenticação – o mesmo usado para login no Meus Correios
  • Senha de Autenticação – a mesma usada para login no Meus Correios
  • Código do Cartão de Postagem – confira no cartão de postagem Correios Fácil
  • Código de Remetente para a loja Confira no seu contrato ou painel dos Meus Correios
  • Código dos serviços (Sedex, PAC, etc…) Confira no seu contrato ou painel dos Meus Correios

Atenção: Todos esses dados devem ser fornecidos pelo suporte do Meus Correios ou consultado diretamente no sistema deles.

Localizando o código do Remente no Meus Correios:

Acesse o seu painel dos Meus Correios (http://www.meuscorreios.com.br/) vá no menu de Cadastrar + > Remetentes, Logos e Integrações

Agora pegue o valor que está na coluna “cod” de acordo com a sua loja

Localizando o código do PAC e SEDEX do seu contrato Correios Fácil

Acesse o seu painel dos Meus Correios (http://www.meuscorreios.com.br/) vá no menu de Cadastrar + > Dicionário de Serviços

Ao abrir a tela vamos procurar os códigos corresponderes o uso na sua loja

Configurando a Pré Postagem em sua Loja Virtual com a Brasil na Web

  1. Módulo Correios configurado para contrato

    De posse dos dados, acesse o painel da sua loja virtual:
    MENU > Configurações > Opções de Frete > Correios

    • Habilite o módulo e configure conforme seus dados e exemplo abaixo, dúvidas? veja o artigo.

     

  2. Módulo Meus Correios configurado

    1. Acesse > MENU > Configurações > Opções de Frete > Correios > Rastreamento e Indenização” > Aba Meus CorreiosHabilite o módulo
      Marque o status que vai significar a geração do código de rastreio
      Preencha os dados que coletamos lá no sistema do Meus Correios, conforme início deste tutorial.

    STATUS PARA GERAÇÃO DO RASTREIO:

    O mais convencional é que o código de rastreio seja gerado tão logo o pedido tenha o pagamento confirmado.

    Alguns clientes preferem fazer uma análise manual dos pedidos e então movem para um STATUS intermediário, criado por eles, e configuram para que o código de rastreio só seja gerado para os pedidos já avaliados / aprovados que estiverem no respectivo status criado. Ex: “pedido aprovado”

    Lembrando que você pode criar status personalizados para o seu fluxo de pedidos, veja aqui.

  3. Rastreamento Automático nos Correios

    Para o máximo de automação do seu fluxo de pedidos, recomendamos que também configure o recurso de Rastreamento Automático para Correios conforme este tutorial.

 

 

Gostou? Agora sua loja virtual está ainda mais avançada e integrada com processo otimizado gerando ganho de tempo para você e sua equipe focarem no crescimento do negócio. Sucesso!

Este artigo foi útil para você?!