Configurando Correios na Loja – Consulta de CEP e Rastreio

Desde o dia 31/12/2022 os Correios passou a exigir uma nova forma de integração, usando API (para saber mais sobre API clique aqui). O que isso muda? Muita coisa.

Agora toda transação seja ela consulta de CEP, Rastreio ou Etiqueta precisar passar por essa nova integração (API) e esta transação é feita por um cadastro com uma chave segura. A conta dos Correios, por si só, não tem custos, até a data de criação deste artigo (16/01/2023), ao criar sua conta dos correios você:

  • Terá um número de contrato que irá reunir todos os seus custos de postagem que serão cobrados por faturamento para sua empresa.
  • Terá um cartão de postagem que irá apresentar na agência toda vez que postar suas vendas, ela irá centralizar todas as cobranças de envio em seu contrato/conta.
  • Terá acesso a preços de PAC e SEDEX (serviços) melhores do que o preço de varejo (balcão)
  • Sua conta terá uma CHAVE API para poder integrar com sua loja virtual na Brasil na Web.

De certa forma é uma vantagem ter esse cadastro, e você não precisa ter um CNPJ, poderá ser feito para pessoa física também, caso esteja começando sua jornada no ecommerce.

Quais dados eu preciso para colocar na minha loja?

Você vai precisar de:

  • CEP de origem (Do qual você vai usar para o seu cadastro)
  • Usuário de API (Usuário do portal Meu Correios)
  • Senha de API (Correios Web Services)
  • Número do cartão de postagem
  • Serviços (PAC. SEDEX, Mini Envios, Grandes Formatos, etc..)

Tem outra forma de usar correios sem o contrato?

Aconselhamos que tenha o contrato, até então não tem custos e vai te facilitar o despacho de suas mercadorias, outras alternativas é usar os Correios por meio de serviços como MELHOR ENVIO e FRENET.

Outra forma é usar a nossa API, para isso basta preencher o seu CEP de Origem e usar os serviços: 03220 e 03298, lá nas configurações do módulo de correios, porém usar nossa API, sua loja fica restrita apenas a consulta de CEP e é mais lenta, por hora os correios permite que possamos usar ela, mas não temos como prever até quando esse nosso acesso “global” será liberado então aconselhamos a seguir com criação da conta e configuração com seus dados.

COMO ABRIR SUA CONTA NOS CORREIOS?

Você vai precisar de um Contrato Bronze, clique no botão abaixo e siga os passos para gerar seu contrato.

Correios Contrato Bronze – Como criar sua conta 

Agora que temos o contrato pronto vou mostrar onde encontrar os dados que citamos acima. Mas antes já certifique-se que tenha o seu cartão de postagem, caso tenha dúvidas sobre como encontrar essa informação, verifique com o responsável comercial dos Correios ou na sua central de atendimento/suporte.

ATENÇÃO: As telas abaixo são dos sistemas que os Correios disponibilizaram, ou seja, pode ser que no dia que estiver as telas podem não ser as mesmas ou tenham mudado, caso isso ocorra nos notifique e procure ajuda junto aos correios com os dados abaixo. Última atualização em 16/01/2023

1) ETAPA – Correios Empresa

Acesse o link https://empresas.correios.com.br/#/login para fazer o login ao acessar vá no menu lateral em Meus Contratos > Cartões de Postagens
Nesta tela temos a lista dos seus cartões/contratos aqui já temos uma informação importante anote este dado, nesta tela ainda clique no ícone de listagem para ver os serviços do seu contrato

Ao Abrir a lista, em geral, digite “AG” isso irá lista apenas os serviços de contrato pra postagem na Agência, ou seja, o que levamos lá nos Correios para despachar no balcão, por exemplo:

Neste exemplo acima os serviços de Contrato de Agência são: 03220 para SEDEX e 03298 para PAC, estes também são os códigos mais comuns, ma fique atendo ao seu contrato.

Dica importante, infelizmente os correios não tem um padrão da nomenclatura dos serviços, por exemplo sei que neste contrato tem a opção de mini-envios então ela não apareceu no exemplo acima digitando “AG”, ao digitar “CTR“, outra nomenclatura deles para “contrato“, assim temos mais um código aqui para este contrato, veja na imagem abaixo:

Agora te temos os numero do contrato e os serviços, vamos configurar a API

2) ETAPA – Correios Web Services – CWS

Acesso o link https://cws.correios.com.br/ no canto superior a direta clique em entrar, coloque os mesmos dados que usamos na ETAPA 1

Ao entrar na tela, clique no campo de “Digite o nome ou código da API para pesquisa“, do lado do botão de “Credenciais”, aqui deve aparecer: Preço e Prazo

Caso não apareça, temos que fazer dois procedimentos, primeiro é cadastrar um acesso a gestão de APi, vá no menu da lateral em “Gestão de Acesso a API´s” aqui vamos criar uma nova senha para sua API, anote esse senha, vamos precisar dela lá nas configurações da loja.

Então no campo de Nova senha e Confirme a nova vamos criar uma nova senha (guarde essa informação) e no campo “Senha do Portal Meu Correios” use a mesma senha da ETAPA 1

Feito isso vamos no menu lateral em “Início”, clique no topo em “Credenciais” e preencha com a senha da ETAPA 1 e seu cartão postal e clique que “Gerar Token” feito isso basta fechar a caixa e conferir se aparece os itens de Preço e Prazo conforma citado acima.

3) ETAPA – Configurar minha loja

Agora é parte fácil, acesse sua loja, vá no menu de Configurações > Opções de Frete > Correios.

Nesta tela deixe ele Habilitado, preencha o CEP de origem (o mesmo do seu cadastro/contrato), seu usuário de API, o mesmo que usou para logar na ETAPA 1 e ETAPA 2.

No campo de senha, preencha com a senha que criamos na ETAPA 2 que criamos dentro do Correios Web Services – CWS, se não anotou pode voltar na ETAPA 2 e criar uma nova senha.

Vamos preencher também o seu cartão portal. Você ainda pode colocar um prazo de dia a mais, de forma geral para todos os serviços.

E por fim no campo de serviços, vamos colocar os códigos de contrato que copiamos lá na ETAPA 1, bata digitar o código marcar a caixa de seleção. Ao marcar temos algumas opções para o serviço, temos:
Valor mínimo da compra para frete grátis (Deixe em branco ou zero para não habilitar frete grátis)
Valor adicional/desconto % (Informe um valor percentual que será acrescentado/subtraído ao valor do frete. Para desconto, utilize um valor com o símbolo de menos, ex.: -5.00)
Serviços adicionais como Declarar valor, Aviso de Recebimento e Mão própria

Aconselhamos que deixe o “Declarar Valor” marcado, isso vai aumentar um pouco o frete, a nova API leva em conta esse parâmetro deixando ele desmarcado pode ocorrer diferença na precificação do serviço.

Bom feito as configurações basta salvar, ao recarregar a tela se as configurações foram salvas corretar de acordo com as EPTAPAS 1 e 2, a loja já vai fazer uma primeira checagem da API e deve aparecer a mensagem que os dados fora salvos com sucesso, caso tenha algum problema será exibido na tela uma mensagem com o erro, então volte na ETAPA 1 e 2 e verifique os dodos copiados, exemplo abaixo, que a senha da API (ETAPA 2) está incorreta

Bom agora que temos tudo configurado e funcionando uma dica extra é habilitar o Rastreio de Encomenda. IMPORTANTE esse recurso de rastreio só funcionará se tiver habilitado sua API dos Correios, ele NÃO FUNCIONARÁ usando nossa API padrão.

Ainda na tela de configuração dos correios, clique em “Rastreamento“, aqui de uma forma geral vamos:

– Habilitar o módulo
– Marcar os Status de pedidos que serão rastreados: Obs.: Não marque o status final, se não a loja sempre vai ficar notificando, no exemplo abaixo é o status “Pedido entregue”, veja a configurações gerais da loja para ver o seu status final de pedido.
– Selecionar os status padrões de rastreio
– Marcar as notificações e mensagens que serão enviadas para seu cliente

Você ainda pode personalizar essas mensagens que são enviadas, já deixamos alguns padrões, mas se deseja trocar fique a vontade, ao final só salvar o módulo. Confira o treinamento completo aqui.

No dia a dia quando tiver um novo pedido que use o Rastreio (Correios) na sua listagem de pedidos (Vendas > Pedidos), quando o pedido estiver em um status marcado para rastreio aparecerá um campo para que possa digitar o código e adicionar, assim daqui para frente o seu cliente será notificado do andamento da entrega. IMPORTANTE esse recurso de rastreio só funcionará se tiver habilitado sua API dos Correios, ele NÃO FUNCIONARÁ usando nossa API padrão.

 

Bom espero ter ajudado, caso tenha dúvidas acione nossa euiqpe de suporte, até mais e boas vendas!

 

Este artigo foi útil para você?!