Como processar uma Nova Devolução ou Troca

Toda loja virtual da Brasil na Web conta com uma página de Troca ou Devolução de produtos, conforme recomenda a Lei do Ecommerce.

Confira a página de devolução ou troca da sua loja virtual:

Vamos ver como é o formulário de devolução, ao clicar no link de nova troca ou devolução ele ficará nesta URL: www.sualoja.com.br/nova-devolucao neste link temos o formulário onde o cliente vai colocar os dados para a devolução, mesmo ele não estando logado ele vai conseguir enviar, isso para facilitar ainda mais o processo.

Caso o cliente envie uma solicitação de devolução sem estar logado, será preciso editar a solicitação para vinculá, a solicitação ao cadastro do cliente, assim quando vinculado ou se a solicitação foi feita com ele logado na loja, em seu painel de cliente no menu de “Minhas Devoluções” para que possa acompanhar o processo, e cada etapa ele receberá uma notificação por email.

Para você lojista as notificações ficarão na tela inicial da sua loja

Processando uma nova devolução

Para processar ou editar (caso o cliente tenha feito a solicitação sem estar logado), vamos no menu de Vendas > Devoluções, temos a opção de exportar todas elas em um formato de XLS, inserir uma nota (seja pró-ativo caso tenha identificado algo errado) ou excluir um pedido que não seja real.

Primeiro vamos ao caso de vincular uma solicitação ao cadastro do cliente, basta editar e no campo de “Cliente” digitar o nome do cliente, e depois clicar na opção suspensa e salvar. Assim esta nova solicitação vai aparecer no cadastro do cliente.

Agora vamos clicar em editar, para processar o pedido, temos aqui uma tela bem parecida com a de pedidos, na primeira aba os detalhes de quem solicitou a segunda de qual produto, aqui podemos escolher 3 ações que estão dentro do CDC que são Enviar substituição do produto, Incluir um crédito no site e Estornar o valor.
Mas mais uma vez, lembre-se de ser transparente com seu consumidor e dar ele as opções. Neste campo basta mudar que ele vai salvar para você.

Na terceira aba temos a opção de histórico e é aqui que enviamos para o cliente as notificações , não deixe de marcar a caixa de “Notificar o cliente”

Lembre-se uma boa relação com seu consumidor irá lhe atrair mais indicações para sua loja, mas uma experiência ruim, um processo burocrático e oneroso só vai prejudicar sua reputação e deixar oportunidades escaparem.

Espero ter ajudado, até mais!

Saiba mais: Devoluções – Devolução e arrependimento de compra no ecommerce
Veja também: Ajustar Termos de Devolução na loja virtual

 

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