Captura de e-mails com desconto

Olá pessoal, neste artigo vou mostrar como podemos capturar e-mails na loja o oferecer a este novo e-mail um cupom de desconto.

Mas para que serve capturar o e-mail? Isso vai gerar para você uma base pessoas interessadas na sua loja, e nada melhor que contatos qualificados que podem gerar comprar na loja não é? Sendo assim tendo o e-mail dessas pessoas podemos extrair a lista de e-mails, e com ferramentas de automação, criar campanhas da loja, datas especiais, listas de interesse ou produtos específicos. Lembrando que este não é um módulo de newsletter, o sistema de newsletter serve tanto para captura quanto disparo, para que não quebre uma regra de uso/disparo de email, que está prevista em contrato, não fazemos este tipo de ação na loja.

Dentro das lojas da Brasil na Web temos este recurso e além de poder capturar os e-mails, podemos gerar um cupom para que essa pessoa possa usar na sua primeira compra, gerando ainda mais engajamento do usuário, e ajudando a converter ele em um cliente da sua loja.

Agora que já entendemos o porquê de se usar, vamos configurar o módulo na sua loja, mas antes como quero dar 15% de desconto na primeira compra, vamos então cadastrar um novo cupom. Vamos no menu de Vendas > Cupons aqui vamos dar um nome, um código único para que possa ser aplicado na loja, no meu caso vou definir a porcentagem e não vou aplicar frete grátis.

Neste link https://ajuda.brasilnaweb.com.br/como-criar-um-cupom-de-desconto-na-loja-virtual/ você vai poder ver mais detalhes dos demais campos, mas o que importa neste nosso exemplo são os campos de Autenticação que vamos deixar marcado como Sim, campo de Utilização por cupom, que vou deixar vazio e o campos de Utilizações por Clientes aqui vou deixar com o valor 1, isso vai permitir que o cupom seja usado apenas uma vez, por um cliente que esteja logado na loja.

 

Agora vamos, configurar o módulo de Captura de e-mails, vamos no menu de Vendas > Captura de E-mails> Configurações
Nesta primeira aba temos as configurações básicas, temos os campos:

  • Notificar o Administrador: Envia e-mail de notificação para o administrador quando alguém assinar/cancelar a newsletter
  • Clientes registrados: Quando habilitada, essa opção permite que os clientes já cadastrados usem essa função para se inscrever ou desinscrever da newsletter.
  • Confirmação para inscrição: O cliente tem que confirmar o e-mail de inscrição na newsletter.
  • Mensagem de e-mail de sucesso: Envia um e-mail com mensagem de sucesso quando o usuário assinar a newsletter.
  • Desinscrever: Permitir que os clientes deixem de assinar a newsletter.
  • Confirmação para desinscrição: Exibe campo para que coloque a mensagem de desinscrever, habilite se o campo acima for habilitado.
  • Habilitar Listas de Newsletter: Você pode criar listas de e-mails, vou falar delas mais abaixo.
  • Exibir campo Nome: Define se o campo nome será ou não exibido no formulário.
  • Campos Extras: Você pode usar outros campos como email, cidade, para uma campanha mais detalhada, se caso queira usar.

No nosso exemplo, como vou dar um cupom de desconto ao se cadastrar, vou habilitar a Mensagem de e-mail de sucesso e na próxima tela vou colocar lá o cupom que gerei antes.

Na próxima aba de Mensagens vamos configurar os textos e forma que vai aparecer o formulário na página da sua loja, logo no primeiro campo podemos fechar automaticamente o pop-up da captura de e-mail, isso se configuramos o pop-up, isso vou falar com mais detalhes na próxima tela.

Este formulário de captura pode ter duas formas uma de texto, onde o seu layout será um campo de texto aberto e abaixo o formulário, ou com imagem de fundo, escolhendo esta opção você pode criar uma peça com uma boa imagem de fundo e o texto fica por cima.

Para facilitar vamos usar a opção de texto aqui, logo em seguida você pode configurar as cores dos botões, logo abaixo temos a caixa de mensagens que vai aparecer no formulário, capriche no texto para chamar a atenção e convencer o visitante a deixar seu email.

Agora como habilitamos a mensagem de sucesso, essa mensagem vai chegar no email do cliente com o cupom que criamos, então vamos caprichar nessa mensagem, podemos personalizar com algumas tags, que vão personalizar sua mensagem, por exemplo se colocar %nome% vai substituir pelo nome da pessoa, caso você tenha habilitado, esta opção.

Neste exemplo vou só capturar o email, então eu vou colocar assim:

Estamos quase lá, agora vamos na aba de Layouts e aqui vamos configurar onde e como exibir nosso formulário, para saber mais sobre Layouts e Posições de uma conferida neste artigo https://ajuda.brasilnaweb.com.br/mapa-de-posicoes-da-loja-da-brasil-na-web/

Para meu exemplo, vou usar o formulário no rodapé da minha loja, para ser exibido em todas as páginas e não vou habilitar o pop-up, logo ele vai ficar com esta aparência:

Se desejar usar ele como pop-up vai ficar desta forma:

Por isso é importante caprichar no texto e na formatação para ficar legal na aparência. E por fim, para fechar com chave de ouro vamos na aba de Desconto e aqui vamos colocar nosso cupom que criamos, basta habilitar e colocar o código que criamo lá no começo.

Mesmo usando a mensagem enviada por email, vamos habilitar aqui, caso o visitante faça o cadastro o cupom será automaticamente aplicado no carrinho, isso vai criar uma boa experiência de uso na sua loja. Vamos fazer um teste, cadastre seu e-mail e salve.

Vamos ver como chega no e-mail:

Continuando, vamos na loja e  adicionar um produto ao carrinho. Note que o cupom já veem preenchido, agora só ele finalizar a compra para aplicar o desconto.

Agora que já temos a experiência do cliente completa, vou mostrar a você onde e como pegar a lista de e-mails, vamos no menu de Vendas > Captura de E-mails > Assinantes aqui nesta tela temos a lista dos e-mail que conseguimos capturar, aqui você pode inserir, excluir, importar ou exportar novos contatos. Para estas duas últimas opções temos o arquivo modelo para que possa abastecer de uma forma mais rápida por planilha.

Como citei lá em cima, você pode criar listas de e-mails e organizar os emails por campanhas ou preferências do assinante, por exemplo podemos  criar listas como Promoções, Novidades, Novos Produtos, e assim deixar que o assinante escolher qual lista irá se inscrever e isso ajuda a você e enviar e-mails para eles mais focados em seus interesses. Lembrando que para ativar a lista, volte nas configurações básicas do módulo e vá na opção de Habilitar Lista de Newsletter

E para concluir, temos a tela de estatísticas que mostra os dados de quantas vezes foi exibido o formulário padrão e como pop-up, o número de inscritos e de cancelamentos.

Um módulo bem versátil e útil para fomentar as vendas na sua loja, agora é com você, se tiver dúvidas pode chamar nossa equipe de suporte.

Espero ter ajudado, até mais!

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