Check up para verificação de problemas com e-mail
1 – Validar domínio
Verifique se o domínio está ativo, congelado ou expirado:
- Congelado > Faça a renovação do domínio.
- Expirado > Tente renovar o domínio, mas pode ser que o prazo já tenha passado.
- Ativo > prossiga na análise.
2- Validar DNS
Verifique se o DNS aponta para o servidor junto a Brasil na Web.
O DNS normalmente deve apontar para o nossos servidores diretamente que são informados nos primeiros emails que você recebe ao ter sua conta ativa conosco.
- DNS aponta para outro local?
Confira com o seu TI se está correto e se a zona de MX (emails) aponta para os ips do servidor da Brasil na Web ou Altere o DNS conforme a informação da Brasil na Web para funcionamento. - DNS OK > Prossiga na análise.
3- Validar conta ativa
Verique na Área do Cliente se o seu Plano se encontra Ativo, Suspenso ou Cancelado.
- Suspenso > Abra um chamado para que o Financeiro analise o caso.
- Cancelado > Abra um chamado para que o Financeiro analise o caso.
- Ativo > Prossiga na análise.
4- Validar acesso ao site
Verifique se você consegue abrir o seu próprio site e assim validar sua conexão com nossos servidores.
Site não abre, possibilidades:
- Faça um teste de ping e veja se o IP confere o de nossos servidores.
Se o IP estiver errado, sinal que DNS ou redirecionamento no domínio não está correto > Abra um chamado para Suporte analisar o caso. - Seu ip pode estar bloqueado em nosso firewall > Abra um chamado para Suporte analisar o caso.
- Faça um acesso anônimo para tentar abrir o site. Se ele abrir é sinal que você tem problemas de conexão conosco. Tente reiniciar seu modem, persistindo, abra um chamado para analisarmos o caso.
- Site abre > Prossiga na análise.
5 – Validar espaço do plano e contas de emails
Verifique na área do cliente se o Plano possui espaço para operar. Quando lotado a site e emails podem ser paralizados e apresentar problemas.
- Plano Lotado > Acesse o CPANEL e verifique o que está consumindo seu espaço.
- Site Ocupando muito espaço?
– Acesse o GERENCIADOR DE ARQUIVOS do CPANEL e apague arquivos que puder.
– Não pode apagar arquivos? Contrate um upgrade para o seu plano pela área do cliente, use o pagamento por cartão para ter ativação do novo plano automaticamente.
- Emails ocupando muito espaço?
– Acesse o GERENCIADOR DE ARQUIVOS DOS EMAILS para apagar caixas de spam e lixeiras. Você também pode apagar mensagens e anexos de caixas de entradas, bem como apagar contas inteiras.
– Não pode apagar nada nos emails? Contrate um upgrade para o seu plano pela área do cliente, use o pagamento por cartão para ter ativação do novo plano automaticamente.
6 – Validar acesso ao Webmail
Abra o webmail (seudominio.com.br/webmail) – informe sua conta e senha.
- Webmail não abre (login e senha inválidos)
– Acesse o GERENCIADOR DE CONTAS DE EMAILS no CPANEL e crie uma nova senha para a conta de e-mail.
– Ainda não abre ou abre com erros? Abra um chamado para Suporte analisar o caso.
- Webmail abriu? Prossiga na análise.
Problemas ao enviar emails
- Se a mensagem chega ao destinatário como SPAM:
– Verifique se o seu domínio ou ip do servidor estão em Blacklist
– Acesse o cPanel e verifique se o DKIM e SPF estão devidamente habilitados, estas configurações impedem que outros sistemas autentiquem o envio por meio de sua conta por meio de softwares terceiros. - Se a mensagem chega ao destinatário:
– Abra um chamado para Suporte e informe o email do destinatário para que possamos analisar algum erro no log do servidor
- Você recebe um email automático de retorno informando algum tipo de erro:
– Abra um chamado de Suporte e envie a mensagem de erro o mais completa possível para analisarmos.
Problemas para receber emails
- Se a mensagem chega como SPAM para você:
– Verifique se domínio do remetente não está em Blacklist ou com erro de configuração. Se for encontrado algum erro, essa pessoa deve entrar em contato com o servidor dela para resolver o problema.
- Se a mensagem não chega para você:
– Verifique se o remetente recebeu uma mensagem de erro (Mail Delivery Failure) – peça que o remetente submeta esse erro ao nosso Dep. Suporte para Análise.
Problema com Outlook, Gmail e outros leitores terceiros
Outlook e Gmail são serviços de empresas terceiras, é interessante que você busque suporte diretamente com os mesmos.
Contudo a Brasil na Web oferece um SERVIÇO EXTRA para SUPORTE A CONFIGURAÇÃO REMOTA de OUTLOOK e demais softwares de terceiros para leitura de e-mail.
- Valor: R$ 80,00 por configuração bem sucedida.
- Escolha o meio de pagamento cartão de crédito em caso de urgência.
- Caso o problema não possa ser solucionado o valor será estornado em seu cartão de crédito. Provavelmente há um problema como vírus, firewall de rede ou software corrompido e não poderemos ajudar, busque um técnico para ir até o local neste caso.
Tutoriais para que você mesmo possa tentar configurar o seu leitor de e-mails
- Como configurar o Outlook
- Como configurar outlook automaticamente
- Configuração e-mail no celular Android
- Como usar o GMAIL como leitor de emails
- Lista de Erros do Outlook
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