Erro ao enviar emails – Domain example.com has exceeded the max defers and failures per hour

Nesse artigo vamos explicar o que essa mensagem significa, por que ocorre e como evitar esse erro ao enviar emails do seu domínio.

Quando ocorrer esse erro, a mensagem normalmente será parecida com o exemplo abaixo:

Domain example.com has exceeded the max defers and failures per hour (10/10 (26%)) allowed. Message discarded.

Essa mensagem indica que o seu domínio ultrapassou o limite de mensagens enviadas que falharam nos últimos 60 minutos. Esse limite é definido de forma percentual e refere-se sempre aos últimos 60 minutos. Em outras palavras, se agora são 13:23, então o limite será verificado considerando as mensagens enviadas entre 12:23 e 13:23.

E como esse limite funciona exatamente?

Vamos supor que você tente enviar 60 emails, 1 a cada minuto. Se os primeiros 10 emails são enviados com sucesso e os dois próximos falham, então com 12 minutos temos duas falhas. Suponha então que os próximos 20 emails sejam enviados novamente com sucesso, estamos agora com 32 minutos. Depois disso, vamos supor que os próximos 8 emails apresentem algum erro, então nesse momento, é atingido o limite mínimo de 10 mensagens que falharam por algum motivo.

Nesse momento, temos 40 minutos desde que começamos o envio dos emails, sendo que a primeira falha ocorreu aos 11 minutos.

A partir desse momento, não seria mais possível enviar novas mensagens até que se passe uma hora desde a primeira falha, ou seja, para esse exemplo, seria preciso esperar 39 minutos.

E o que significa (13/10 (50%)) na mensagem de erro?

Nesse exemplo, 13 é o número de falhas, 10 é o limite mínimo de mensagens de erro que precisam ocorrer para que a porcentagem (50%)  seja levada em conta para decidir se as novas mensagens serão ou não bloqueadas. Em outras palavras, o percentual não começa a valer enquanto não ocorrerem no mínimo 10 falhas. É isso que o (13/10) indica na mensagem, uma medida do número de falhas (13) que ocorreram após atingido o limite mínimo de 10 falhas.

Como exemplo, se um usuário envia 18 emails e 6 deles falham, apareceria o indicador 6/10 nas mensagens (6 falharam e o limite mínimo é 10). Se o limite percentual fosse de 25%, apesar de 33% das mensagens terem falhado, ainda seria possível enviar novos emails, porque não foi atingido o limite mínimo de 10 mensagens. O percentual de falhas só é considerado a partir da 10ª falha.

Então, se no erro aparecer algo como (13/10), isso indica o número de falhas que ocorreram: 13. O número 10 é o limite mínimo de falhas a partir do qual o limite percentual será ativado. O percentual (50%) indica que 50% das mensagens que foram enviadas falharam por algum motivo. Então, nesse exemplo é possível saber que foram enviadas 26 mensagens e 13 delas (50%) falharam.

Esse limite só pode ser configurado em percentual, não sendo possível determinar um número fixo de mensagens.

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