Nesse post iremos apenas explicar em detalhes como realizar a configuração para integração entre a loja virtual da Brasil na Web e o Bling através da API.
Caso queira ver uma explicação geral sobre o funcionamento da integração, acesse Integração Bling API – Como funciona.
BLING
1- Usuário de acesso
O primeiro passo é criar um usuário do tipo API e liberar as permissões necessárias. Clique aqui para criar o usuário no Bling. Você deverá selecionar “Usuário API” e selecionar as seguintes permissões:
– Cadastros > Clientes e Fornecedores > Inclusão e Edição
– Cadastros > Produtos > Inclusão e Edição
– Cadastros > Integrações e Lojas Virtuais > Inclusão e Edição
– Suprimentos > Depósitos de estoque
– Vendas > Pedidos de Venda
2- Configuração de integração
É preciso realizar as configurações para integração dos produtos e pedidos. Acesse sua lista de lojas no Bling, procure por “api” e clique sobre a opção “Bling API”.
Na aba Autenticação preencha um nome para identificar a loja.
Na aba Callbacks, ative as opções como na imagem abaixo. A URL de estoque deve ser https://www.SEUDOMINIO/bling/api/estoque e a URL de pedidos deve ser https://www.SEUDOMINIO/bling/api/pedido. SEUDOMINIO deve ser substituído pelo domínio da sua loja.
OBS.: Se você não precisar receber notificação de atualização de status dos pedidos do Bling, você pode deixar o callback de pedidos de venda desativado.
Por fim, clique em Salvar e depois clique sobre a loja criada. Agora nessa tela o Código da loja API Bling estará preenchido. Copie esse código porque ele será necessário na configuração da loja.
O próximo passo é acessar as configurações para lojas virtuais e verificar o seguinte item:
- Na importação através da API, buscar produtos por código ou descrição. Ele deve ser marcado com a opção Código.
3- Estoque
O normal quando se utiliza a integração com o Bling é que ele passe a ser o sistema que centraliza a informação de estoque, já que ele controla tanto a entrada de produtos (compra) quanto as saídas (pedidos), tanto para loja física quanto para loja virtual.
Para isso, é preciso realizar algumas configurações no Bling:
1- Se você quiser que o Bling já considere os pedidos “Em Aberto” (ex.: Aguardando pagamento) no cálculo do estoque, acesse as configurações de estoque e habilite o campo É importante habilitar a reserva de estoque de acordo com o status dos pedidos. Maiores detalhes nesse tutorial de ajuda do Bling sobre reserva de estoque.
2- Lançamento automático de estoque. Depois que um pedido sai do status de “estoque reservado” (ex.: aguardando pagamento), o estoque do pedido precisaria ser lançado para que ele seja realmente contabilizado como “baixa” no Bling. Você pode fazer isso manualmente ou pode configurar isso de forma automática, utilizando a ferramenta Gerenciador de Transição disponível no Bling.
3- Na loja virtual, dentro das configurações do Bling, será preciso desabilitar a opção Enviar estoque para o Bling ao exportar produtos, para que assim o Bling sempre mantenha o estoque correto.
IMPORTANTE: Se você não quiser que o Bling controle o estoque da loja, você pode desabilitar o Callback de estoque configurado no passo 2 – Configuração de integração.
LOJA VIRTUAL
No painel administrativo da loja, acesse Menu > Recursos > Barra de pesquisa > Bling API.
Preencha os campos de Chave API e Código da loja API gerados nos passos anteriores e clique em Salvar.
A tela será recarregada agora como mais campos para configuração.
Para os campos da loja virtual não existe uma configuração “correta”, você deve preencher de acordo com o que for mais conveniente para o seu fluxo de trabalho. Entre outras coisas, você poderá:
– Bloquear a sincronização de algumas informações se quiser (ex.: nome do produto, descrição, preço, estoque)
– Definir qual depósito de estoque (Bling) será utilizado para manter o estoque dos produtos da loja. Dessa forma, você pode ter no Bling um depósito exclusivo para o estoque da loja virtual
– Definir se a loja deve ou não enviar o valor do frete do pedido
– Definir se a loja deve ou não enviar o valor do desconto do pedido
– Definir em que status o pedido é enviado ao Bling
– Definir em que status o pedido é atualizado no Bling e vice-versa (do Bling para a loja)
– Definir a correspondência/mapeamento dos status entre Bling e loja