Integração Bling API – Como funciona

Nesse post iremos apenas explicar em linhas gerais como funciona a integração entre a loja virtual da Brasil na Web e o Bling através da API.

Caso queira ir direto para a configuração da integração, acesse Integração Bling API – Como configurar.

REQUISITOS

  1. Ter uma conta criada no Bling no mínimo no plano Cobalto, que é o plano que permite uso de API
  2. Todos os produtos e opcionais precisam ter SKU já cadastrados na loja virtual.

FUNCIONAMENTO

Sincronia dos produtos

Com os produtos já cadastrados, é possível sincronizar os dados dos produtos do Bling para loja e vice-versa a qualquer momento.
Por padrão, apenas o estoque é sincronizado de forma automática. Para sincronizar outras informações, como nome, descrição e preço, é preciso usar a função de importação/exportação manualmente a partir do painel da loja virtual.

Sincronia dos pedidos

É possível definir em que status o pedido é enviado para o Bling. Depois disso, é possível também enviar ao Bling atualizações de status do pedido conforme o status do pedido na loja virtual. A loja também é capaz de receber atualizações de status a partir do Bling.
Abaixo exemplo de como recomendamos que fique a integração:
– Assim que o pedido é recebido na loja ele é enviado ao Bling, com status de “Em Aberto”. Isso é importante porque quando o Bling recebe o pedido, ele já fica ciente de que o estoque desse produto está reservado
– Quando o pedido é pago na loja, ele pode ser alterado no Bling para “Em Andamento”. Nesse ponto você pode realizar a geração da NFe.
– Quando o pedido é cancelado na loja, ele pode ser alterado no Bling para “Cancelado”, liberando então o estoque do produto
– Caso o código de rastreamento seja gerado no Bling, a loja pode receber esse código e informar o cliente quando o pedido for enviado, mantendo também outras notificações sobre o rastreamento do pedido

Sincronia de clientes

O cadastro do cliente é enviado ao Bling junto do pedido. Caso o cliente já esteja cadastro no Bling com o mesmo CPF/CNPJ da loja virtual, a loja vincula o pedido a esse cliente. Do contrário, um novo cadastro de cliente é criado no Bling.
A loja nunca importa cadastro de clientes do Bling.

Sincronia de estoque

A informação de estoque é centralizada no Bling, porque é nele que são lançados os pedidos de compra/entrada de novas unidades do produto.
Sempre que você realiza uma mudança de estoque manualmente no Bling ou quando você lança um novo pedido de compra ou quando o Bling recebe um pedido através de outras integrações, o Bling envia pra loja uma notificação para informar sobre a atualização de estoque do produto. Esse é o único momento em que o Bling envia a situação de estoque pra loja. Em outras palavras, sempre que o Bling identifica que o estoque foi alterado no sistema deles, a loja é notificada.
A loja por sua vez, nunca envia estoque do produto ao Bling de forma automática, até porque o responsável por manter o estoque real do produto é o Bling e não a loja virtual. Apesar disso, é possível enviar o estoque do produto da loja para o Bling de forma manual usando a função de exportar produtos.

Configurações

A loja permite configurar várias informações referentes à integração:
– Você poderá bloquear a sincronização de algumas informações se quiser (ex.: nome do produto, descrição, preço, estoque)
– Você pode definir qual depósito de estoque (Bling) será utilizado para manter o estoque dos produtos da loja. Dessa forma, você pode ter no Bling um depósito exclusivo para o estoque da loja virtual
– Enviar ou não o valor do frete do pedido
– Enviar ou não o valor do desconto do pedido
– Definir em que status o pedido é enviado ao Bling
– Definir em que status o pedido é atualizado no Bling e vice-versa (do Bling para a loja)
– Definir a correspondência/mapeamento dos status entre Bling e loja

Outras considerações

Para produtos com opcionais, o Bling não armazena o estoque do produto principal, então o estoque do principal seria o somatório dos opcionais. Na loja isso não ocorre de forma automática, mas é possível habilitar isso na integração. Se você tiver no máximo um opcional por produto, isso não trará nenhum problema. Por outro lado, se você tiver um produto com dois tipos de opcional (ex.: cor x tamanho), a integração de estoque pode trazer problemas.

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