Sua loja virtual na Brasil na Web possui por padrão o recurso de rastreamento automático de objetos / encomendas nos Correios. Esse recurso avisa o consumidor sobre as movimentações da carga / pedido durante as fases de operação nos correios até a entrega no destinatário.
Veja como configurar esse recurso para ter um e-commerce cada vez mais profissional!
Requisitos:
- Habilitar o módulo de Correios na Loja virtual com a Brasil na Web
- Habilitar e configurar o Rastreio Automático conforme a seguir.
Como configurar o Rastreamento Automático dos Correios na Loja Virtual
Acesse o recurso de Rastreio que fica dentro do módulo de Correios.
Menu > Configurações > Opções de Frete > Correios > Botão – Rastreamento e Indenização
- Configure os Status de Pedidos que serão rastreados
Atenção: não deixe o último status “pedido entregue” marcado, afinal depois que está entregue não é necessário mais rastrear o objeto.
Acima temos uma configuração sugerida.
Caso você tenha criado algum outro status de pedido extra, como “postado na agência” ou “pedido encaminhado” eles podem ser úteis mais a frente, mas o padrão acima é enxuto e atende bem! Configure quando o cliente será avisado
Atenção: Nem sempre você precisa avisar todas as mudanças de status, veja o exemplo sugerido abaixo.
Algumas empresas preferem avisar o consumidor tão logo o código de rastreio esteja gerado, principalmente quando ele é criado automaticamente por uma integração de pré-postagem com SGPWEB ou Meus Correios.Note que, se o cliente consultar o rastreio nos correios antes do pedido ter sido coletado pela agência ou postado na mesma, o código não retornará nada, serve apenas como informação de que este será o código a ser consultado. Você poderá ajustar as mensagens conforme veremos no passo 5.
Configure como os pedidos devem mudar de status conforme ele avança na entrega
Essa configuração fará com que seus pedidos mudem de status automaticamente, conforme configurado acima, de acordo com o que ocorre com a encomenda no processo de entrega dos correios!- Personalize suas mensagens de aviso ao cliente
Você pode usar os códigos conforme o quadro azul abaixo, que eles são automaticamente substituídos por dados do cliente, conforme cada tipo de código, veja o exemplo a seguir:
São até 5 mensagens que podem ser personalizadas.
Cada mensagem é aberta automaticamente para personalização, conforme você habilita as opções de notificação, no passo 3 acima.
Esperamos que seu e-commerce fica ainda mais profissional, mais otimizado e preparado para crescer cada vez mais.
Sucesso e boas vendas!