Olá pessoal neste artigo vou mostrar como é fácil organizar o fluxo de pedidos da sua loja, mas antes vamos entender um pouco deste conceito e como aplicar no nosso dia a dia de lojista.
De uma forma mais simples, vamos pensar como é o processo do dia a dia de nossa loja, o cliente vem a loja, escolhe, você da as opções de compra, ele paga, você embala e o cliente sai feliz. Na loja virtual temos o mesmo processo, logo temos um fluxo desde quando o cliente paga até a entrega e neste ponto que vamos tratar neste artigo.
O fluxo de pedidos pode variar de acordo com o seu seguimento, então pense com carinho um fluxo mais enxuto pro seu dia a dia, por exemplo, neste artigo vou mostrar o fluxo de uma loja que produz os seus produtos, assim temos algumas etapas que fogem do padrão, mas a plataforma permite que ela se adeque ao seu fluxo, então vamos ao exemplo e antes de mostrar telas no sistema vamos desenhar nosso fluxo do dia a dia.
Pra começar a organizar nosso fluxo, vamos primeiro montar uma lista do que acontece com o pedido, quando ele entra na loja, com as variáveis que pode ocorrer durante todo ele, todo pedido da Loja Virtual se inicia com o status Aguardando Pagamento, então vamos partir deste ponto. Para facilitar vou montar um “check-list” com o que pode ocorrer desde a entrada do pedido até a entrega dele, vejam o meu exemplo:
- Aguardando Pagamento
- Pagamento Negado – AUTOMÁTICO
- Enviar notificação ao cliente e informar motivo
- Pagamento Confirmado – AUTOMÁTICO
- Continuar processo
- Pagamento Negado – AUTOMÁTICO
- Produzindo Produto
- Problema na produção
- Informar ao cliente e estender prazo de entrega
- Problema na produção
- Embalando
- Falta embalagem, precisa de mais tempo? Comunicar ao cliente e estender prazo de entrega
- Pedido Enviado
- Enviar pedido aos correios e colocar rastreio
- Produto Entregue
- Fazer contato para satisfação – AUTOMÁTICO
- Fim do processo
Alguns pontos, deste processo, eu marquei como automático, ou seja, que não precisa da interação do lojista. Por exemplo do Aguardando Pagamento até o Produzindo Produto vai depender da interação do meu meio de pagamento, se vai liberar o cartão, boleto, etc.. Agora que temos o fluxo completo, a jornada do pedido está bem definida vamos checar se temos os Status necessários cadastrados na loja, para isso vamos no menu de Configurações > Pedidos > Status de Pedido.
![](https://ajuda.brasilnaweb.com.br/wp-content/uploads/2019/03/fluxo-pedido-002.png)
Deixamos alguns status pré-cadastrados, mas você pode criar novos para adaptar ao seu fluxo, neste meu exemplo, vou enxugar meu processo e colocar a etapa de Embalando, junto a Produção e criar um novo de Problema na Produção, apenas para sinalizar minha equipe da loja.
Então terei um fluxo para a equipe da loja e um para o meu cliente, já já mostro como vai ser para ele, mas por hora vamos tratar de como exibir o fluxo aqui na parte administrativa da loja. Para criar é muito simples, basta clicar em inserir e colocar o nome que desejar.
![](https://ajuda.brasilnaweb.com.br/wp-content/uploads/2019/03/fluxo-pedido-003.png)
Agora que temos os status necessários, vamos ordenar esse fluxo de forma visual tanto na parte administrativa da loja quanto para o cliente, vamos voltar no menu de Configurações > Pedidos > Fluxo de Status nesta tela temos duas partes de configurações uma para o cliente e outra para o lojista (administração)
![](https://ajuda.brasilnaweb.com.br/wp-content/uploads/2019/03/fluxo-pedido-004.png)
Vamos habilitar para o cliente (depois vamos montar o fluxo), vamos habilitar tanto para a página inicial quanto para a tela de pedidos e deixar 10 itens na listagem, você pode colocar mais ou menos como achar melhor. Como falei vamos primeiro definir o Fluxo na parte administrativa da loja, depois do cliente, primeiro vamos na aba de “Fluxo no painel da loja“.
![](https://ajuda.brasilnaweb.com.br/wp-content/uploads/2019/03/fluxo-pedido-005.png)
Aqui vou escolher os Status que já cadastrei, escolher uma imagem. Aqui uma observação, como estas imagens vão para o seu cliente não tem como colocar novas imagens, elas são tratadas com tamanho e peso adequado para serem exibidas na caixa de email do cliente, por isso temos uma certa limitação, se sentir a necessidade de ter outa ou mudar a cor, contate nossa equipe de suporte para podermos orçar um ajuste para sua loja.
![](https://ajuda.brasilnaweb.com.br/wp-content/uploads/2019/03/fluxo-pedido-006.png)
Ao escolher o Status e imagem, basta arrastar para cima ou para baixo para montar o fluxo, de acordo com nosso “check-list” lá em cima.
![](https://ajuda.brasilnaweb.com.br/wp-content/uploads/2019/03/fluxo-pedido-007.png)
Bom o fluxo do administrativo está pronto, para o do cliente vou reduzir um pouco, não vou colocar para ele o processo de “Problema na Produção”, isso é um processo apenas interno, assim reduz as etapas na tela de pedido do cliente, que mostro mais para frente, para desabilitar, basta não marcar a opção, depois de tudo pronto basta salvar. vamos na tela de pedidos (Vendas > Pedidos) ou na tela inicial para checar como ficou n osso fluxo.
![](https://ajuda.brasilnaweb.com.br/wp-content/uploads/2019/03/fluxo-pedido-008.png)
Veja que agora temos um fluxo que atende ao processo interno da loja de produção dos produtos, e para o cliente aprece apenas os status que ele precisa saber.
![](https://ajuda.brasilnaweb.com.br/wp-content/uploads/2019/03/fluxo-pedido-009.png)
Bacana não, este é um recurso que pode ser adaptado para o seu negócio, por exemplo digamos que sua loja não precise de confeccionar os produtos,já tem em estoque, mas é um outro lugar e outra equipe. Logo podemos ter o seguinte processo (sugestão):
Fluxo Administrativo | Fluxo para o cliente |
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Neste exemplo eu tenho um fluxo que posso acompanhar minha equipe de galpão, caso meu cliente enter em contato vou saber onde o pedido dele está, e qual o responsável pela etapa. Da outra ponta meu cliente vai ver apenas o “que lhe interessa”.
Sendo assim a loja, com alguns cliques vai adaptando ao seu negócio tornado não só uma ferramenta de venda on-line, mas pode te ajudar a controlar o seu dia a dia de forma mais simples e prátiva, nõa basta se um bom vendedor precisa de administrar e organizar bem o seu negócio para ter um sucesso escalável =)
Espero ter ajudado, e até mais!