Olá pessoal neste artigo vou mostrar como é fácil organizar o fluxo de pedidos da sua loja, mas antes vamos entender um pouco deste conceito e como aplicar no nosso dia a dia de lojista.
De uma forma mais simples, vamos pensar como é o processo do dia a dia de nossa loja, o cliente vem a loja, escolhe, você da as opções de compra, ele paga, você embala e o cliente sai feliz. Na loja virtual temos o mesmo processo, logo temos um fluxo desde quando o cliente paga até a entrega e neste ponto que vamos tratar neste artigo.
O fluxo de pedidos pode variar de acordo com o seu seguimento, então pense com carinho um fluxo mais enxuto pro seu dia a dia, por exemplo, neste artigo vou mostrar o fluxo de uma loja que produz os seus produtos, assim temos algumas etapas que fogem do padrão, mas a plataforma permite que ela se adeque ao seu fluxo, então vamos ao exemplo e antes de mostrar telas no sistema vamos desenhar nosso fluxo do dia a dia.
Pra começar a organizar nosso fluxo, vamos primeiro montar uma lista do que acontece com o pedido, quando ele entra na loja, com as variáveis que pode ocorrer durante todo ele, todo pedido da Loja Virtual se inicia com o status Aguardando Pagamento, então vamos partir deste ponto. Para facilitar vou montar um “check-list” com o que pode ocorrer desde a entrada do pedido até a entrega dele, vejam o meu exemplo:
- Aguardando Pagamento
- Pagamento Negado – AUTOMÁTICO
- Enviar notificação ao cliente e informar motivo
- Pagamento Confirmado – AUTOMÁTICO
- Continuar processo
- Pagamento Negado – AUTOMÁTICO
- Produzindo Produto
- Problema na produção
- Informar ao cliente e estender prazo de entrega
- Problema na produção
- Embalando
- Falta embalagem, precisa de mais tempo? Comunicar ao cliente e estender prazo de entrega
- Pedido Enviado
- Enviar pedido aos correios e colocar rastreio
- Produto Entregue
- Fazer contato para satisfação – AUTOMÁTICO
- Fim do processo
Alguns pontos, deste processo, eu marquei como automático, ou seja, que não precisa da interação do lojista. Por exemplo do Aguardando Pagamento até o Produzindo Produto vai depender da interação do meu meio de pagamento, se vai liberar o cartão, boleto, etc.. Agora que temos o fluxo completo, a jornada do pedido está bem definida vamos checar se temos os Status necessários cadastrados na loja, para isso vamos no menu de Configurações > Pedidos > Status de Pedido.
Deixamos alguns status pré-cadastrados, mas você pode criar novos para adaptar ao seu fluxo, neste meu exemplo, vou enxugar meu processo e colocar a etapa de Embalando, junto a Produção e criar um novo de Problema na Produção, apenas para sinalizar minha equipe da loja.
Então terei um fluxo para a equipe da loja e um para o meu cliente, já já mostro como vai ser para ele, mas por hora vamos tratar de como exibir o fluxo aqui na parte administrativa da loja. Para criar é muito simples, basta clicar em inserir e colocar o nome que desejar.
Agora que temos os status necessários, vamos ordenar esse fluxo de forma visual tanto na parte administrativa da loja quanto para o cliente, vamos voltar no menu de Configurações > Pedidos > Fluxo de Status nesta tela temos duas partes de configurações uma para o cliente e outra para o lojista (administração)
Vamos habilitar para o cliente (depois vamos montar o fluxo), vamos habilitar tanto para a página inicial quanto para a tela de pedidos e deixar 10 itens na listagem, você pode colocar mais ou menos como achar melhor. Como falei vamos primeiro definir o Fluxo na parte administrativa da loja, depois do cliente, primeiro vamos na aba de “Fluxo no painel da loja“.
Aqui vou escolher os Status que já cadastrei, escolher uma imagem. Aqui uma observação, como estas imagens vão para o seu cliente não tem como colocar novas imagens, elas são tratadas com tamanho e peso adequado para serem exibidas na caixa de email do cliente, por isso temos uma certa limitação, se sentir a necessidade de ter outa ou mudar a cor, contate nossa equipe de suporte para podermos orçar um ajuste para sua loja.
Ao escolher o Status e imagem, basta arrastar para cima ou para baixo para montar o fluxo, de acordo com nosso “check-list” lá em cima.
Bom o fluxo do administrativo está pronto, para o do cliente vou reduzir um pouco, não vou colocar para ele o processo de “Problema na Produção”, isso é um processo apenas interno, assim reduz as etapas na tela de pedido do cliente, que mostro mais para frente, para desabilitar, basta não marcar a opção, depois de tudo pronto basta salvar. vamos na tela de pedidos (Vendas > Pedidos) ou na tela inicial para checar como ficou n osso fluxo.
Veja que agora temos um fluxo que atende ao processo interno da loja de produção dos produtos, e para o cliente aprece apenas os status que ele precisa saber.
Bacana não, este é um recurso que pode ser adaptado para o seu negócio, por exemplo digamos que sua loja não precise de confeccionar os produtos,já tem em estoque, mas é um outro lugar e outra equipe. Logo podemos ter o seguinte processo (sugestão):
Fluxo Administrativo | Fluxo para o cliente |
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Neste exemplo eu tenho um fluxo que posso acompanhar minha equipe de galpão, caso meu cliente enter em contato vou saber onde o pedido dele está, e qual o responsável pela etapa. Da outra ponta meu cliente vai ver apenas o “que lhe interessa”.
Sendo assim a loja, com alguns cliques vai adaptando ao seu negócio tornado não só uma ferramenta de venda on-line, mas pode te ajudar a controlar o seu dia a dia de forma mais simples e prátiva, nõa basta se um bom vendedor precisa de administrar e organizar bem o seu negócio para ter um sucesso escalável =)
Espero ter ajudado, e até mais!