Veja como Configurar a Pré-Postagem dos Meus Correios em sua Loja Virtual.
Como tudo funciona:
Para quem usa os Correios como método de entrega (Sedex,PAC,etc…) sabe que no processo é preciso ir até uma agência para poder postar sua mercadoria pegar o código de rastreio e informar na loja, para que seu cliente dali em diante receba as notificações de entrega, como várias lojas no mercado.
Pensando nesse fluxo de processo, que pode gerar um deslocamento, a Brasil na Web em parceria com Meus Correios oferece uma integração para criar uma automação do fluxo de comunicação de pedidos entre AGÊNCIA DOS CORREIOS e SUA EMPRESA até o consumidor final.
Com isso, tão logo um pedido tenha o pagamento confirmado ele pode ser comunicado a AGÊNCIA via Meus Correios. Automaticamente o código de rastreio é gerado e abastecido no pedido na loja virtual que por sua vez move o pedido para o status “Em separação” e avisa ao cliente!
Fantástico não é?
Mas não termina ai. Quando a AGÊNCIA coleta os pedidos ela fará a leitura da etiqueta que você emitirá no sistema do Meus Correios que terá acesso também. Assim que a etiqueta é lida ainda dentro da sua empresa, isso faz com que a loja virtual seja notificada e mova o pedido para “Pedido Enviado” e avise o consumidor final.
Isso gera economia de tempo na sua operação de pedidos diariamente e otimiza o processo!
Requisitos da integração:
- Ser Cliente da Brasil na Web
- Aderir ao contrato Correios Fácil dos Correios obtendo assim tabelas com desconto no Pac e Sedex!
- Ter uma agência dos correios que utilize o sistema Meus Correios (consulte-nos sobre uma agência participante em sua cidade)
- Firmar parceria de coleta junto a referida agência para ganhar acesso ao sistema Meus Correios.
- Requisitar habilitação da função pré-postagem em seu sistema Meus Correios.
Como Configurar a integração Meus Correios?
Depois de atendido aos requisitos você vai precisar dos seguintes dados:
- Email de Autenticação – o mesmo usado para login no Meus Correios
- Senha de Autenticação – a mesma usada para login no Meus Correios
- Código do Cartão de Postagem – confira no cartão de postagem Correios Fácil
- Código de Remetente para a loja Confira no seu contrato ou painel dos Meus Correios
- Código dos serviços (Sedex, PAC, etc…) Confira no seu contrato ou painel dos Meus Correios
Atenção: Todos esses dados devem ser fornecidos pelo suporte do Meus Correios ou consultado diretamente no sistema deles.
Localizando o código do Remente no Meus Correios:
Acesse o seu painel dos Meus Correios (http://www.meuscorreios.com.br/) vá no menu de Configurações e pegue o valor na coluna Cód de acordo ciom sua loja
Localizando o código do PAC e SEDEX do seu contrato Correios Fácil
Acesse o seu painel dos Meus Correios (http://www.meuscorreios.com.br/) vá no menu de Cadastros > Dicionário de Serviços
Ao abrir a tela vamos procurar os códigos corresponderes o uso na sua loja
Caso não tenha os códigos correspondentes nessa tela, deve cadastrá-los clicando em Adicionar, em seguida, clique na lupa para pesquisar os códigos disponíveis, escolha o código de acordo com seu contrato com os Correios, digite o número do contrato no campo Meu Código e clique em Confirmar.
Repita os passos para todos os códigos do seu contrato a serem usados.
Acesse o menu Preferências e configure a aba Pré-postagem. Caso tenha dúvidas, mantenha como está no exemplo.
Em seguida, acesse e configure a aba Importações e Integrações. Caso tenha dúvidas, mantenha como está no exemplo.
IMPORTANTE: Confira o item Visão da Integração, se está selecionado Itens. Caso nao esteja, altere para Itens e clique em Confirmar.
Configurando a Pré Postagem em sua Loja Virtual com a Brasil na Web
Módulo Correios configurado para contrato
De posse dos dados, acesse o painel da sua loja virtual:
MENU > Configurações > Opções de Frete > Correios- Habilite o módulo e configure conforme seus dados e exemplo abaixo, dúvidas? veja o artigo.
Módulo Meus Correios configurado
- Acesse > MENU > Configurações > Opções de Frete > Correios > Rastreamento e Indenização” > Aba Meus CorreiosHabilite o módulo
Marque o status que vai significar a geração do código de rastreio
Preencha os dados que coletamos lá no sistema do Meus Correios, conforme início deste tutorial.
STATUS PARA GERAÇÃO DO RASTREIO:
O mais convencional é que o código de rastreio seja gerado tão logo o pedido tenha o pagamento confirmado.
Alguns clientes preferem fazer uma análise manual dos pedidos e então movem para um STATUS intermediário, criado por eles, e configuram para que o código de rastreio só seja gerado para os pedidos já avaliados / aprovados que estiverem no respectivo status criado. Ex: “pedido aprovado”
Lembrando que você pode criar status personalizados para o seu fluxo de pedidos, veja aqui.
- Acesse > MENU > Configurações > Opções de Frete > Correios > Rastreamento e Indenização” > Aba Meus CorreiosHabilite o módulo
Rastreamento Automático nos Correios
Para o máximo de automação do seu fluxo de pedidos, recomendamos que também configure o recurso de Rastreamento Automático para Correios conforme este tutorial.
Gostou? Agora sua loja virtual está ainda mais avançada e integrada com processo otimizado gerando ganho de tempo para você e sua equipe focarem no crescimento do negócio. Sucesso!