Google Remarketing Dinâmico para Loja Virtual

Olá pessoal! Faz tempo que eu queira falar sobre essa possibilidade de divulgação inteligente que utiliza o serviço do Google Adwords Remarketing + Loja Virtual + Google Shopping.

Esse tipo de propaganda é usada por grandes lojas virtuais, contudo requer um grau técnico que muitas empresas acabam desconhecendo e assim não aproveitam. Não é tão difícil, principalmente para os clientes de e-commerce da Brasil na Web e vou dizer por que mais a frente!

Vamos a estruturação desse tipo de campanha de anúncio!

1) Google Adwords > Display Remarketing

Todo mundo sabe que pode anunciar para aparecer nas buscas do Google por meio do Google Adwords, certo?

Contudo este método de anúncio que estou falando usa o formato DISPLAY ou BANNER, que são exibidos na rede de parceiros do Google – sites que exibem anúncios de empresas que anunciam no Google.

Esses anúncios serão exibidos em portais como Globo, Terra e milhões de outros possíveis sites de forma qualificada, claro. Então não estamos falando aqui de um anúncio de texto simples.

Remarketing – além de usar o método de banners, essa propaganda é aquele famoso “banner que persegue”. Quando um visitante entra na sua loja virtual e vai para outro site que exibie anúncios do Google, ele tenta recapturar esse usuário mostrando uma propaganda da sua loja virtual. Isso é o Remarketing em palavras simplificadas.

A primeira etapa é usar o Google Adwords, contudo a configuração do Remarketing só será feita ao final, continue lendo.

 

2) Loja Virtual

A loja virtual desempenha papel fundamental nesse método, pois é ela quem fornece a base de informação de produtos como imagens, preços, nome e etc.

Como ela fornece isso? Na loja virtual da Brasil na Web é possível acoplar um módulo de Google Merchants que gera um arquivo .XML que contem todas as informações sobre os produtos que serão necessárias para o Google ler e interpretar no Google Shopping, que por sua vez passa os dados para a campanha do Google Adwords.

 

3) Google Shopping / Google Merchants

O Google Shopping é a plataforma do Google que simula uma loja virtual que na verdade apenas agrega produtos de várias lojas, porém não vende diretamente nada ali. Quando se clica em um produto no Google Shopping você é levado até a loja virtual para finalizar a compra. Parece que o Google tem planos de passar a fazer essa venda no Google Shopping e assim entregar a venda pronta para o lojista (cobrando um extra por isso provavelmente rs..) – esse é o Google Shopping.

Do outro lado existe o painel do lojista para anunciar no Google Shopping, a isso se dá o nome de Google Merchants.

Neste painel iremos enviar o arquivo XML de produtos da loja virtual para que o Google processe estes dados. Os dados desse XML serão usados para formatar o Banner da propaganda no Google Adwords de forma dinâmica.

Por fim, Google Remarketing Dinâmico

Agora que você já:

  • possui conta no Google Adwords com créditos ativos
  • implantou o XML de dados de produtos em sua loja virtual
  • se cadastrou e enviou esse XML ao Google Merchants

É hora de voltar a sua conta do Google Adwords e criar uma campanha no formato Remarketing Dinâmico que irá vincular os dados dos seus produtos ao anúncio.

Ah, não temos aqui um aulinha ou post sobre a criação do anúncio neste formato, mas prometo que em breve daremos essa dica também e atualizo aqui. De momento, seja corajoso e desbrave a ferramenta do Google! 🙂

Logo, quando um visitante entrar em um produto em sua loja virtual e sair para outro site, e se esse outro site exibir banners de anunciantes do Google, o Google poderá exibir o banner da sua loja contendo aquele produto que o cliente viu e não comprou.

Fantástico né?

Anúncios nesse formato tem um bom retorno se comparado ao formato tradicional de texto. Claro que é necessário uma estrutura maior para se fazer esse tipo de anúncio como demonstrei rapidamente, mas se chegar neste nível você estará operando propagandas como as grandes lojas virtuais.

A equipe de Marketing Digital juntamente com a equipe de Loja Virtual da Brasil na Web estão preparadas para lhe orientar a criar este tipo de campanha. Nós faremos todas essas etapas pra você para implantar esse formato de anúncio.

Exemplos de anúncios com Google Remarketing Dinâmico

remarketing-dinamico-opencart2remarketing-dinamico-opencart

Opere seu e-commerce de forma profissional, evolua para Google Ads Display Remarketing + Google Shopping.

Um abraço e até a próxima dica!

Este artigo foi útil para você?!