Não consigo acessar minha loja – loja quebrada ou com erro

Olá pessoal hoje vou dar uma dica bem bacana para ajudar na manutenção da sua loja, como você já sabe as lojas da Brasil na web não limitam a quantidade de cadastro de produtos ou acessos, porém como o seu computador ou celular, quanto mais fotos, textos e dados colocamos lá, mais ele vai “encher” e ficar lento, o mesmo ocorre com as nossas lojas virtuais, e de acordo com o seu plano isso pode acontecer de forma rápida.

Mas como identificar que minha loja não tem mais espaço? Você vai notar isso de duas formas, ou pode aparecer um erro durante o processo de compra, na página inicial da loja ou algo que impeça a navegação da loja e até mesmo, você não consegue fazer o login (acessar o painel administrativo da loja).

Para confirmar se temos problemas de espaço na loja, você pode acessar sua Área do Cliente, e ir no menu de Serviços > Meus Serviços, clique no seu plano e você vai ver uma área de Estatísticas de uso, um gráfico simples de espaço.

Se o espaço estiver cheio, você pode pedir ao nosso pessoal técnico para lhe ajudar a fazer a limpeza de cache manual, isso pode ajudar no espaço e nossa equipe também pode lhe dar mais orientações sobre onde e o que pode estar mais cheio no seu plano, em alguns casos pode ser e-mail.

Ainda neste painel você tem a opção de fazer um ugrade do plano, de forma emergencial para liberar a loja. Mas de forma preventiva vou dar duas dicas para ajudar a solucionar o problema, caso isso ocorra fora do nosso horário de atendimento, vamos lá.

1) Link para limpeza de cache

Nas últimas atualizações liberamos para cada loja um link único para limpeza de cache, explicando de forma rápida o cache, imagine se pudesse guardar em um único lugar todas as peças que mais utiliza de cima de sua mesa, e de lá pegar mais fácil, é assim que a loja trabalha, ela guarda cache de arquivos e imagens para acelerar o processamento para seu cliente. Porém em alguns casos, por algum mal uso, ou no caso de excesso de espaço, ela guarda só um pedaço dos arquivos, assim como no computador, ele “corrompe” este arquivo e acaba quebrando a loja.

Sabendo disso e para ajudar em casos de atendimento fora do horário, criamos uma função para limpar o cache, a cada primeiro login do dia ele faz a limpeza, mas você tem um link único que pode guardar ou adicionar ao seus favoritos, assim se sua loja não logar ou tiver com erro pode acessar e vai limpar o cache de forma segura, este link fica em Configurações > Esvaziar cache, ai uma dica muito valiosa é copiar este link e salvar nos seus favoritos do navegador, ou deixe ele copiado em um bloco de notas.

2) Manutenção das Imagens

De tudo na loja o que mais pesa são as imagens, elas também passam por este processo de cache, isso porque temos formatos e tamanhos diferentes, por exemplo a imagem da página inicial tem um tamanho, gera-se um cache para ela, ao entrar neste produtos temos a imagem principal com seu tamanho, outra imagem em cache, abaixo dela temos as miniaturas, outro tamanho e outro cache de cada uma, ao ampliar um novo tamanho e mais uma em cache. Deste processo então temos ai pelo menos 5 imagens, 1 original e 4 de cache. Se a imagem original estiver em um tamanho bom bem otimizada as outras 4 imagens ficam leves também,por isso aconselho muito a ler este artigo onde falamos com mais detalhes sobre este processo de otimização de imagens.

Agora que melhoramos o tamanho da imagem original, podemos ganhar mais espaço otimizando o tamanho das imagens de cache, as lojas da BNW permitem que você controle a largura e altura de cada uma dessas imagens que citamos como exemplo de cache, e outras. Neste link temos outro artigo bem detalhado do tamanho dessas imagens, para ganhamos mais velocidade e espaço na home por exemplo podemos mudar dentro dos módulos de carrossel ou abas de produtos esse tamanho, assim gerando caches com tamanho menor que ocupa menos espaço.

Para isso basta acessar o módulo, que fica em Customização > Produtos > Exibição em Carrossel ou Exibição em Abas (vai depender do que tiver na sua página inicial) dentro do módulo basta mudar a “Dimensão” para uma menor que seja o tamanho da sua tela.

E como dica vou deixar uma sugestão de tamanho para quantidade de produtos em uma linha, mas isso só vai funcionar bem para produtos que estejam em uma linha completa, sem barra lateral para a tela inicial, como exemplo da imagem abaixo:

Quantida de produtos por linhaOrientaçãoTamanhos em pixels
4 produtosQuadrada250×250
3 produtosQuadrada350×350
6 produtosQuadrada150×150
Quantida de produtos por linhaOrientaçãoTamanhos em pixels
4 produtosHorizontal250×128
3 produtosHorizontal350×179
6 produtosHorizontal150×77
Quantida de produtos por linhaOrientaçãoTamanhos em pixels
4 produtosVertical250×358
4 produtosVertical350×501
6 produtosVertical150×215

Lembrando que esta é uma sugestão, você pode mudar como achar melhor e faça os ajustes e limpe o cache para poder validar e testar as melhorias, bom espero ter ajudado, qualquer dúvida não deixe de entrar em contato com nossa equipe de suporte, até mais!

Este artigo foi útil para você?!