Olá Lojista! Chegou a hora de vender para fora do Brasil? Gostei!
Neste artigo vamos reunir várias informações sobre pontos importantes para o seu planejamento de vendas internacionais para consumidor final, uma vez que na plataforma de Ecommerce da Brasil na Web, dispõem de várias possibilidades de operação!
Vendas Internacionais por assuntos:
Na Loja Virtual:
- Idioma
- Como ativar
- Tradução de produtos
- Seletor de idioma para o cliente
- Idiomas prontos para ativação
- Moeda
- Conversão Automática
- Preço diferente Brasil x Exterior
- Meio de Pagamento
- Logística
- Restrição de Meios de Pagamento e Logística
Impostos & Documentos
- Quem pode exportar?
- O que é Radar?
- Documentos para exportação
MUITO IMPORTANTE:
Abaixo você conhecerá sobre várias configurações para vendas internacionais na Plataforma de Ecommerce da Brasil na Web, ao final, temos uma sessão com resumo de informações básicas sobre Impostos & Documentos, mas recomendamos que você busque a ajuda de especialistas em sua contabilidade e de empresas de comércio exterior.
IDIOMA:
Por padrão, a plataforma de Ecommerce da Brasil na Web, além do idioma português, já possui o idioma inglês, que você mesmo pode ativar seguindo este tutorial a seguir ou acessando:
Menu > Configurações > Configurações Regionais > Idiomas
Contudo, recomendamos abrir um chamado para que possamos entender bem sua operação e ajudarmos no checkup de configurações. Leia atentamente todos os detalhes sobre idioma e vendas internacionais antes de abrir o chamado! Esse pacote de idioma inglês se refere a tradução de informações na loja virtual (front end), o seu painel administrativo, continuará em português.
Tradução de produtos e outras traduções:
Ao habilitar um novo idioma na plataforma o cadastro de produtos, categorias, áreas personalizadas, menu e páginas institucionais, ganharão uma nova ABA contendo a bandeira do IDIOMA habilitado para que você aplique a tradução de seus conteúdos, veja abaixo:
Atenção: Você precisa traduzir todos os textos como: descrição de produtos, textos de categorias, itens de menu, políticas em geral, e etc.
Seletor de idioma para o cliente:
A ativação do idioma habilita o SELETOR DE IDIOMAS E MOEDAS no TOPO da LOJA VIRTUAL que permitirá que seus clientes escolham suas preferências. Alguns modelos de topo de loja virtual podem não estar compatíveis com esse recurso, por isso é importante que nosso time faça uma análise rápida. A adaptação do topo para este recurso não tem custo 🙂
Idiomas Prontos para Ativação Rápida
- Inglês
- Espanhol
- Francês
- Alemão
- Português de Portugal
Para outros idiomas, entre em contato para orientarmos sobre nossos arquivos de tradução.
MOEDA:
Para vender para fora do Brasil, é necessário converter o valor em moeda estrangeira como Dolar, Euro e etc. Diferente de quando você tem clientes internacionais comprando para receber no Brasil, como é comum em floriculturas por exemplo. Já a venda internacional que envia produtos para fora do Brasil, demanda a conversão, pois toda documentação deverá estar em moeda estrangeira, o que veremos mais a frente.
Conversão Automática de moedas
A Plataforma de Loja Virtual da Brasil na Web é multimoedas e tem atualização diária do câmbio ou conversão de moedas, de forma automática.
Você mesmo pode ativar uma nova moeda diretamente pelo Painel Administrativo seguindo este tutorial ou acesse:
Menu > Configurações > Configurações Regionais > Moedas
Preço Diferente – Brasil x Exterior
Temos clientes que nos pedem o desligamento da atualização de câmbio automático para que possam definir um cotação diferente da moeda, fazendo assim com que o preço do PRODUTO NO EXTERIOR seja totalmente diferente da simples conversão da moeda.
O motivo é a necessidade de se ter preços diferentes para a venda internacional uma vez que taxas de cartão de crédito para receber pagamentos em dolar, como paypal Paypal são maiores, bem como os custos logísticos, principalmente quando se deseja assumir parte do custo de frete, embutindo o custo no preço do produto).
MEIO DE PAGAMENTO INTERNACIONAL
Receber dinheiro de fora do Brasil também demanda detalhes importantes. Na plataforma de ecommerce da Brasil na Web, você já tem a disposição alguns meios de pagamento que operam vendas internacionais, são eles:
- Paypal
- Authorize.net
- Stripe Payments
- First Data
- Skrill
- Klarna
- World Pay
- Sage Pay
Meios de pagamento do Brasil como Pagseguro, Mercado Pago e outros, normalmente não aceitam pagamentos com cartão de crédito emitidos fora do Brasil. Então muito atenção, analise bem as opções acima, eles podem ter produtos específicos para determinados países, bem como taxas variadas em relação as taxas cobradas pela mesma empresa no Brasil.
Por exemplo:
Paypal Pro é um serviço de checkout transparente disponível somente para Estados Unidos e mais alguns países e não funciona para pagamento de Brasileiros, além de ter uma taxa diferente da convencional cobrada para vendas online destinadas a consumidores no Brasil.
Perceba então que você vai precisar restringir determinados meios de pagamento quando o cliente for do exterior, falaremos sobre isso em Restrições de Meios de Pagamento e Logística.
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A plataforma de Ecommerce da Brasil na Web, possui integração com as seguintes empresas de logística com operação internacional por padrão, são elas:
- Correios Exporta Fácil
- FEDEX – Temos contato direto para, solicite indicação por chamado.
- UPS
- DHL
O Correios Fácil, normalmente é a opção mais “simples” para você começar e realizar vendas para fora do Brasil. Fique atento as restrições e documentos necessários para utilização deste serviço.
As demais empresas, normalmente operam por contrato fechado para faturamento, similar ao contrato “Correios Fácil” dos Correios no Brasil.
A FEDEX oferece serviços onde todas as taxas aplicáveis a operação são pagas pela FEDEX e cobradas de você posteriormente na fatura de serviços, vale consultar.
É importante que você converse bem com a equipe comercial dessas empresas, informando o seu tipo de carga/embalagem, bem como países de destino desejados, de forma que eles tenho um melhor panorama de qual o serviço de transporte mais indicado para o seu cenário.
Restrição de Meios de Pagamento e Logística
Como observado acima, em muitos casos você terá contratos de meios de pagamento e logística que são exclusivos para a operação de vendas internacionais. Demandando assim a inclusão de regras de programação que exibam somente os modais logísticos e de pagamentos correspondentes a operação internacional, bem como na operação de vendas no Brasil, evitando mostrar opções que o cliente não poderá aderir ou terá problemas/dificuldades para utilizar.
Restrições nativas:
Algumas integrações de meios de pagamento e logística já dispõem do “seletor de região” que são definidas nas configurações de regiões geográficas da plataforma de ecommerce da Brasil na Web.
Menu > Configurações > Configurações Regionais > Regiões Geográficas
Por padrão somente os estados Brasileiros estão ativos.
Você pode habilitar um novo país inteiro com 2 cliques, bastando Adicionar uma nova região e incluindo “Todos os Estados” daquele país de uma só vez.
Importante: Uma vez criada a nova região de atuação para vendas internacionais, acesse cada módulo de logística e meio de pagamento e restrinja-o para operar somente naquela região.
Por exemplo, abaixo colocamos a imagem da configuração do Paypal restrito só para a região geográfica USA criada anteriormente.
Restrições avançadas por módulos
Contudo, talvez você queira mais possibilidades de realizar restrições “cruzadas” com produtos por marca ou categoria, bem como por grupo de clientes. Para isso contamos com módulos de restrições em vários níveis diferentes.
Veja os módulos de restrição aqui.
IMPOSTOS & DOCUMENTOS
Quem pode exportar?
Qualquer empresa no Brasil, ou seja, com CNPJ, inclusive optantes pelo MEI, podem exportar.
O que é o Radar?
O RADAR Siscomex é uma ferramenta que atua com processos de importação ou exportação! Criado pela Receita Federal Brasileira para que você tenha direito a realizar operações de comércio exterior. São exigidos em torno de 5 documentos que você deve apresentar diretamente na Receita Federal mais próxima. Leva em torno de 7 a 14 dias para liberação.
Documentos para Exportação
- Nota fiscal normal com CFOP – Classe 7 – Exclusivo para exportação.
- Invoice ou Fatura que descreve os itens da venda – deve estar em inglês.
- Registro de Exportação / declaração de exportação.
- Conhecimento de embarque – Emitido pelo transportador.
Saiba mais sobre Exportação
- Leia e assista: Carlos Araújo da ComexBlog.com
- http://www.aprendendoaexportar.gov.br/
- Orientações por país – PDF detalhado – Fecomércio MG
Aguardamos o seu chamado para entender e orientar sua operação de vendas online para fora do Brasil com a Brasil na Web!
Bota pra fazer e Boas Vendas!