Neste artigo vamos mostrar o recurso Acompanhar Entrega do cPanel que é muito útil para ajudar a identificar contas de e-mails que possam estar comprometidas e sendo utilizadas para envio de spam em seu nome.
Talvez você tenha chegado até aqui após estar bloqueado para enviar e-mails e recebendo a mensagem de MAX DEFERS AND FAILURES PER HOUR.
Se você já está bloqueado, só cabe agora evitar que o spam continue sendo disparado e aguardar o prazo de até 60 minutos para que o bloqueio seja automaticamente removido.
Veja como identificar contas de emails comprometidas pelo cPanel
- Acesse sua área de cliente, escolha o serviço que deseja gerenciar e clique na opção Login no Painel de Controle cPanel
- Utilize a busca para filtrar e localizar o recurso Acompanhar Entrega no cPanel
- Filtre os resultados apenas por “Mostrar falhas” e você começará a ver resultados parecidos com os exemplos abaixo:
Na tela acima temos 3 exemplos clássicos ocorrendo de uma só vez, são eles:
- Um usuário enviando e-mail para um destinatário que não existe, possivelmente um erro de digitação.
Neste caso o usuário existe na lista de contas de emails e fez um envio incorreto. Na sequência o Yahoo rejeitou o recebimento da mensagem dizendo que essa conta não existe. - Um e-mail estruturado com nome de algum um usuário e domínio da sua empresa num formato modificado indica uma ação mais sofisticada de ataque.
- Um usuário da sua conta está disparando e-mails, mas ele não reconhece essa ação.
Normalmente o destinatário é algo estranho para todos também e o horário do disparo pode até ser fora do horário de uso indicando um uso externo da conta com a senha.
Como resolver o problema:
- Altere a senha da conta de e-mail comprometida.
- Desconecte os computadores suspeitos da rede de internet (ou todos por segurança) e execute limpezas com antivírus profissional. Temos uma lista de ferramentas que podem checar por malware também, veja:HouseCall: http://housecall.trendmicro.com/
MBAM: http://www.malwarebytes.org/mbam.php
Microsoft Security Essentials: http://www.microsoft.com/Security_Essentials/
Spybot S&D: http://www.safer-networking.org/index2.html
SUPERAntiSpyware: http://www.superantispyware.com/superantispyware.html - Reinstale programas como outlook para garantir uma instalação original. Se necessário faça o backup das mensagens antes para restaurá-las depois.
- Configure as contas de email novamente no outlook ou software similar.
Mais validações você encontra aqui: