Localizar conta de e-mail comprometida – Acompanhar Entrega – cPanel

Neste artigo vamos mostrar o recurso Acompanhar Entrega do cPanel que é muito útil para ajudar a identificar contas de e-mails que possam estar comprometidas e sendo utilizadas para envio de spam em seu nome.

Talvez você tenha chegado até aqui após estar bloqueado para enviar e-mails e recebendo a mensagem de MAX DEFERS AND FAILURES PER HOUR.

Se você já está bloqueado, só cabe agora evitar que o spam continue sendo disparado e aguardar o prazo de até 60 minutos para que o bloqueio seja automaticamente removido.

Veja como identificar contas de emails comprometidas pelo cPanel

  1. Acesse sua área de cliente, escolha o serviço que deseja gerenciar e clique na opção Login no Painel de Controle cPanel
  2. Utilize a busca para filtrar e localizar o recurso Acompanhar Entrega no cPanel
  3. Filtre os resultados apenas por “Mostrar falhas” e você começará a ver resultados parecidos com os exemplos abaixo:
    Na tela acima temos 3 exemplos clássicos ocorrendo de uma só vez, são eles:
  • Um usuário enviando e-mail para um destinatário que não existe, possivelmente um erro de digitação.
    Neste caso o usuário existe na lista de contas de emails e fez um envio incorreto. Na sequência o Yahoo rejeitou o recebimento da mensagem dizendo que essa conta não existe.
  • Um e-mail estruturado com nome de algum um usuário e domínio da sua empresa num formato modificado indica uma ação mais sofisticada de ataque.
  • Um usuário da sua conta está disparando e-mails, mas ele não reconhece essa ação.
    Normalmente o destinatário é algo estranho para todos também e o horário do disparo pode até ser fora do horário de uso indicando um uso externo da conta com a senha.

Como resolver o problema:

  1. Altere a senha da conta de e-mail comprometida.
  2. Desconecte os computadores suspeitos da rede de internet (ou todos por segurança) e execute limpezas com antivírus profissional. Temos uma lista de ferramentas que podem checar por malware também, veja:HouseCall: http://housecall.trendmicro.com/
    MBAM: http://www.malwarebytes.org/mbam.php
    Microsoft Security Essentials: http://www.microsoft.com/Security_Essentials/
    Spybot S&D: http://www.safer-networking.org/index2.html
    SUPERAntiSpyware: http://www.superantispyware.com/superantispyware.html
  3. Reinstale programas como outlook para garantir uma instalação original. Se necessário faça o backup das mensagens antes para restaurá-las depois.
  4. Configure as contas de email novamente no outlook ou software similar.

 

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